Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vårstädning

Quem pensa que a Suécia é um país perfeito, está muito enganado. Porém, existem mesmo muitas coisas que funcionam e que fazem com que a qualidade de vida aumente de forma significativa!!!

Durante o inverno, por conta da neve e do gelo, o governo contrata carros que jogam sal nas estradas - para derreter a neve/gelo- e pedrinhas nas calçadas para que fique menos escorregadias. E quando a primavera chega, o gelo vai embora, mas aquela "sujeira" fica, certo? Errado! Eles voltam pra limpar as calçadas! Será que só eu que acho isso o máximo? hehehe


Esqueci de contar que depois das folhas caírem no outono, passa um desses carros que tem um "aspirador de pó gigante" que vai limpando tuuudo...

Mas infelizmente a cidade não é sempre muito limpa, o centro é bem sujinho, na minha opinião! Os canais de Gotemburgo então, são bem poluídos...

Outra coisa legal é que no começo da primavera as pessoas que moram em prédios e conjuntos de casas costumam se juntar e fazer uma limpeza geral no jardim da área, que é o chamado "vårstädning" que significa "limpeza da primavera" e no outono fazem a mesma coisa. Isso que é organização!

4 comentários:

Ela e americana disse...

Ola Lua! Que legal tb seu blog, ja virei sua seguidora :)
Pois é, eu não estou infeliz aqui na Suíça, mas não posso negar a saudade. Espero aprender a viver com isso, pois não quero ir embora agora.
Estou adicionando aos meus favoritos. Passarei sempre por aqui.
bjos

Lua Dandara disse...

Oi Liana, obrigada! Virei sua seguidora tb! A saudade aperta mesmo, mas com o tempo a gente aprende a conviver pacificamente com ela! :)

Unknown disse...

eu ainda nao peguei a fase do gelo derretido =( mas imagino como Gotemburgo já deve estar linda nessa época do ano!!

Luu eu não sabia que o canal do centro era poluído, jura?! Fiquei passada =(

Lua Dandara disse...

Ju, é beeem poluído! Mas parece que estão limpando, não sei ao certo...

Mas esse inverno que congelou tudo, a gente pode ver todo o lixo que normalmente afunda no canal tava lá em cima do gelo! Tava uma coisa bem feia mesmo!

Só que pra mim a culpa é muito mais das pessoas do que do governo em si! Ninguém dá conta de ficar limpando a porquisse dos outros, né?