Páginas

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ferrovia traiçoeira

Na nossa viagem para Estocolmo fomos de carro e voltamos de trem, que é sem dúvidas meu meio de transporte preferido e também conhecido como o mais seguro de todos. Mas isso não se aplica à todos. Aparentemente é um tanto quanto comum trens "atropelarem" alces na Suécia, o que quase sempre é fatal - para o alce, claro. Um alce pesa em média entre 270-700 kg e quando o acidente acontece na estrada a chance do motorista sobreviver é bem pequena.

Mas o que me chamou a atenção foi uma matéria na revista do trem, contando que nesse inverno houve um recorde de acidentes com alces na ferrovia sueca. Nos últimos 5 anos, a média de acidentes foi de 950 por ano, enquanto somente no mês de janeiro de 2010 houveram 339.

E isso me lembrou, que quando eu fui à Estocolmo com a minha mãe no final de dezembro, nós passamos por uma situação assim. E eu achei a coisa mais estranha do mundo! O trem havia parado de repente no meio do nada, estava muito escuro e não se via nada do lado de fora, quando avisaram que o trem havia atropelado um alce. O acidente atrasou nossa viagem 40 minutos e durante a espera acabou a luz no nosso vagão por conta do acidente...mas voltou após alguns minutos.

O motivo do recorde de acidentes, segundo a matéria nessa revista acima, é que por conta da quantidade de neve desse inverno, que foi bem incomum, os alces acabam "se mudando" para áreas em que há menos neve, ou seja, nas ferrovias e estradas. E como muitas ferrovias passam pelo meio da floresta, não há cercas e o trem que vem a 200 km/h não tem como parar e evitar o acidente.
As autoridades disseram que estão tomando medidas para que isso não se repita, afinal além da vida dos alces eles também perdem muito dinheiro com esses acidentes. (Até porque se fosse só o alce que moresse mas eles não perdessem tempo e dinheiro eles provavelmente não fariam nada!)
Em baixo da reportagem que fotografei tem também os desenhos que duas crianças fizeram, depois do trem deles ter colidido com um alce...Achei tão bonitinho! (O desenho, claro)

Uma curiosidade: Por conta do perigo que os alces representam na estrada, é muito comum ver essa placa:

Por ser muito popular, muitos turistas, na sua maioria alemães roubam os sinais da estrada como souvenir, o que fez com que as autoridades começacem a produzir tais placas para serem vendidas em lojas de turistas, evitando que as estradas fiquem sem sinalização.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта mundodalua88.blogspot.com