Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Páscoa sueca

Esse ano comemoramos nossa páscoa em Landvetter na casa do meu sogro e eu acho engraçado como aqui eles comemoram quase como se fosse natal!Pra começar, a comemoração é no sábado e não no domingo...e eles não dão ovos de chocolate como no Brasil, e sim ovos de plástico ou papel com chocolate e balas dentro. (Bem sem-graça, né?)Mas pra compensar, eles fazem um almoço/jantar (eu nunca sei o que chamar a refeição deles às 3 da tarde!) e decoram a casa com pintinhos e galinhas (de mentira, claro), galhos que estão brotando, penas coloridas e flores! Ao contrário do Brasil, aqui a galinha faz mais sucesso que o coelho, apesar de eles também chamarem de "coelho da páscoa"... Mas eu não sei o porquê...Na Suécia eles têm 3 comemorações em que se comem os pratos típicos: no Midsommar, no natal e na páscoa. Nesse ano não seguimos muito a tradição de batatas, salmão e etc, mas foi muito gostoso mesmo assim!E no fim do dia, como Eric e eu ganhamos um desses ovos cheios de guloseimas e nós não queríamos comer tudo e virar um ovo da páscoa, decidimos separar tudo em saquinhos e dar pros nossos vizinhos! Então no domingo eu fui passando de porta em porta deixando um saquinho mas anônimo...hihihi...Só estragou meu plano porque meu vizinho do lado, que é o síndico e é o único que a gente conhece mesmo veio bater na minha porta mais tarde pra perguntar se foi a gente porque ele já suspeitava. Hahaha...Mas ele agradeceu e falou que foi um gesto muito "gullig" (ou seja, fofo).

E pra finalizar vou citar o que um amigo sueco falou do meu blog: "att läsa din blogg är som att plugga, jag förstår ingenting men det är fina bilder!" que significa: ler o seu blog é como estudar, eu não entendo nada mas as fotos são bonitas! hahaha

Larva nojenta que achamos no meio dos galhos:

8 comentários:

Juliana disse...

Ah confesso que eu adoro a Páscoa na Suécia, ainda mais quando o sol resolve aparecer como foi esse ano :)
Apesar de nao ganharmos ovos de chocolate..um Diamante negro tamanho GG cairia bem! :)
Beijos!

Anônimo disse...

Adorei ler esse post! Já passei 2 páscoas aqui e nenhuma foi tradicional, então assim me inteirei! rsrs
Sabe que minha mãe mandou 2 ovos pra gente? Maluca, ainda bem! rs

Anita disse...

Oi, obrigada pela visita. Ja tinha lido n' O Globo on line que na Suecia o consumo de balas, carmaelos e outras besteiras e' MUITO alto nessa epoca do ano !! Aqui na Holanda tambem ha muita decoracao a base de galinha/pintinho, penas, galhos, ovinhos, penduricalhos, etc. acho legal para as criancas. Claro que ha muito consumo de chocolate tambem. Um beijo e obrigada pela visita !!

Lua Dandara disse...

Ai Juliana, também amei essa páscoa ensolarada! Ano passado foi assim também, só que mais quente! Quanto aos ovos, minha mãe me mandou de presente, mas ainda não chegou...não vejo a hora!

Unknown disse...

Lindas as fotos Lu!!

Como eu ainda sou meio criança eu tb sou do time que páscoa sem ovo de páscoa não é a mesma coisa!! Tomara que seus ovinhos cheguem logo!!

saudade tão grande!! A Isa acabou de sair daqui de casa e nós duas estavamos falando do tamanho da saudade que a gnt sente de vc!! Mta mta mta!!

Unknown disse...

Oi, filhota, talvez seja uma boa vc fazer uma parte do blog traduzido para o sueco, ou seja, em português e sueco. Assim, quando o assunto for de interesse geral, o teu amigo que não entende português poderá ficar por dentro.
Mas, de fato, as fotos estão muito bonitas. Só não me conformo com a matança dos alces. O número de atropelamentos é exagerado. Parece coisa de terceiro mundo!

Lua Dandara disse...

Mari, minha mãe tb me mandou ovos de páscoa! Mas só foram chegar bem depois da páscoa de verdade! hehe

Anita, realmente aqui o consumo de doces é extremamente alto! Isso não é nada bom! Obrigada pela visita tb!

Juzinha, sabe que até achei bom não estar no Brasil nessa páscoa? Porque eu como chocolate demais...então aqui fica mais fácil de me controlar...

Lua Dandara disse...

Oi papi, também tenho pensado em escrever um pouco em sueco no blog, mas não sei se vou ter paciência nas vezes que eu escrever muito! Vou pensar no assunto!

A matança de alces também acho terrível, mas é que as ferrovias passam por lugares em que ninguém mora e portanto lugares onde não são construídas cercas em volta das ferrovias de trem. É uma pena mesmo, espero que mudem isso em breve!

beijos e comente mais!