Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Receita de lasanha vegetariana

Ai...hoje comi salmão... :(

Bom, a verdade é que eu não como carne nenhuma há 2 anos, mas como peixe de vez em quando. Só que ultimamente eu tenho sentido cada vez mais vontade de parar com o peixe (e frutos do mar) e me tornar vegetariana de verdade.
Faz já um tempo que não compro mais pra fazer em casa. Aqui cozinhamos comida 100% vegetariana, mas com ovo e leite, claro. Ser vegan é extremo demais pra mim! (Sem contar de leite e sorvete de soja é o que há de ruim!)

Mas hoje fui num restaurante da biblioteca, porque eu não teria tempo de vir em casa almoçar. Acabei escolhendo o prato de salmão porque não estava a fim de tomar sopa (que era a única coisa vegetariana do menu)...A comida estava gostosa, mas mesmo assim...

Quero tanto ter força pra parar totalmente com o peixe...o único problema é ser convidada pra ir jantar na casa dos outros! Vai ser difícil...talvez só nessas ocasiões eu abra uma exceção, não sei!

Bom, o que eu queria mesmo escrever é outra coisa!! Tem muita gente que tem um certo preconceito com comida vegetariana, acha que é ruim, sem graça e etc e tal. Mas isso é um mito! Comida vegetariana é o que há de bom! hehe

Pra provar a minha afirmação, vim dividir a minha receita de lasanha que faz sucesso e que acho uma delícia! Aqui vai:
Lasanha de beringela e espinafre:


ingredientes:
- 2 beringelas
- 500g de espinafre (eu compro picado e congelado)
- molho de tomate (2 pacotes)
- queijo (a quantidade pode variar)
- massa de lasanha

como fazer:
1- Descasque a beringela, corte na vertical, coloque em um escorredor e jogue sal por cima. Deixe 20 minutos pra ela perder o líquido. (Dizem que faz com que ela não fique amarga, não sei).
2- Prepare o molho e separe. (Pode adicionar milho, manjericão e azeitonas se quiser).
3- Refogue o espinafre com azeite, sal e alho. Separe.
4- Lave e depois frite as fatias de beringela. Mas coloque só um pouco de azeite, só pra não grudar na frigideira! Depois delas dourarem coloque sobre papel-toalha pra tirar um pouco do óleo.
5- Prepare a lasanha, de baixo pra cima assim: (No meu caso uso uma massa que não precisa ser cozida, mas é necessário bastante molho!)
-molho
-massa de lasanha
-molho
-fatias de beringela
-espinafre
-queijo
-molho
-massa de lasanha
-molho
-fatias de beringela
-espinafre
-queijo
-molho
-massa de lasanha
-molho e um pouco de queijo

De 20 à 30 minutos no forno à 200c e pronto! Bon appetit! Espero que gostem!

ouvindo: Lisa - Elephant

20 comentários:

Lorena Borges disse...

Olha, não abro mão de carne por nada nesse mundo! Adoro mil e uma vezes e quanto mais o boi estiver sangrando e mugindo, melhor pra mim!

Mas de forma alguma acho comida vegetariana ruim! Pelo contrário! E passei mal agora de vontade de comer essa lasanha! PELAMORDEDEUS! Juntou meu prato preferido (depois do bom churrascão de picanha)com dois dos meus três vegetais preferidos: berinjela e espinafre (o terceiro é a abobrinha, mas seguida de pertinho pelo jiló! nhami)! Ai é sacanagem! Hahahahahaha!

Sobre a berinjela, uma amiga é chef e me ensinou esse truque (que tbm vale pro jiló) de deixar de molho na água com sal por pelo menos uns 40 minutos pra tirar todo e qualquer amargo!

Ahazou na receita e assim que sair do meu regimão, vou testar com certeza!

luciana Pereira disse...

Sempre que posso leio as suas atualizaçoes do seu blogue,mas nada me chamou mas atenção como a sua receita de lasanha de beringela e espinafres,,,fiz e adorei ,,,Parabens,,,posso lhe fazer uma perguntinha no começo foi dificil a sua adaptação ao cardapio vegetariano

Unknown disse...

Lu eu acho chiquérrimo ser vegetariano, e espero que na próxima vida eu venha com um espírito superior e seja adepta da vida light!!

Eu tinha muito preconceito com essa culinária, mas nos últimos tempos eu ando provando uns pratos bem diferentes e até tenho gostado. Ainda nao to no ponto de ir a um restaurante vegetariano, mas não recuso as opções quando elas me são servidas. Um dia desses uma amiga fez um espaguete ao pesto e tava uma delícia!!

Admiro muito vc e essa sua preocupação com os animais viu?!

Bjo meu bem!!

Lua Dandara disse...

Lorena, vou fingir que não li o que vc escreveu no primeiro parágrafo!! hahaha

(tudo bem...continuando)

Eu tb adoro todos os vegetais que vc falou, menos jiló! hehe... Pra falar a verdade eu nem lembro se já provei!
Mas quiabo eu costumava ter preconceito, mas hoje em dia eu amo!

Se vc fizer a receita me conta como ficou! beijos!

qnt à beringela ficar no sal, já li lugares onde diz 20 e outros 40 minutos...eu costumo deixar uns 30...ás vezes eu esqueco, depende de quanto tempo eu demoro pra preparar o resto! hehe

Lua Dandara disse...

Luciana, que legal que vc gostou e provou a receita! Colocarei mais receitas vegetarianas no futuro!

Quanto à adaptação, no começo foi mais difícil, até porque eu estava no Brasil. Tinha carne e frango pra todo o lado! Eu entendo que é bem mais difícil ser vegetariana no Brasil. Mas eu tinha me decidido e pronto, hehe. Não iria abrir exeções. Isso ajuda tb! Agora quero parar com o peixe, mas ainda está sendo difícil.

Por isso acho legal achar receitas interessantes pra estimular minha vontade de comer comida 100% vegetariana!

Lua Dandara disse...

Juzinha, durante muito tempo eu tb achava que nunca conseguiria ser vegetariana...as pessoas mudam! Nada é impossível, eu prometo!

E pode deixar que quando vc vier aqui da próxima vez eu vou te levar no Solrosen, meu restaurante vegetariano preferido, que vai mudar sua idéia sobre a culinária vegetariana, viu?

E obrigada querida! Saudades, beijos!

Letícia disse...

Oi, Lua! Muito legal essa receita, parece maravilhosa. Eu acho bacana como aí na Suécia parece ser mais fácil ser vegetariano, acho que o mercado aí é mais estruturado pra atender pessoas assim. Dentre as poucas pessoas que conheço daí, uns 90% são vegetarianos! Eu já tentei uma vez, mas não deu muito certo. :/ Mas vou começar a tentar fazer umas receitas vegetarianas, quem sabe aos poucos vou me acostumando!

Pois é, não deu certo pra mim no último sorteio, mas o importante é participar, haha! Inclusive, naquele blog que eu te indiquei tá rolando mais um sorteio pra ganhar um livro em sueco, depois olha lá pra você participar também. :)

Beijos!

Lua Dandara disse...

É Letícia, aqui é bem mais comum do que no Brasil. Li ontem que 5% da populacão sueca é vegetariana, legal né?

Vi o sorteio no outro blog, vou lá participar tb!

beijos

JanaLana disse...

Lua!!! Tem uma coisa muito estranha acontecendo entre seu blog e minhas necessidades culinárias, primeiro foi o caso chocolate. Agora, estava louca procurando por uma receita boa de lasanha vegetariana e resolvi dar uma lida nos blogs ... PLIM!! Não é que eis a receita. Parece mentira mas é pura coincidência mesmo. Quanto a comer peixe, bem ... eu tb tenho tentado não comer peixe mas quando fui ao Brasil foi praticamente impossível. Toda casa em que eu ia e avisava que era vegetariana, tinha peixe como prato principal. Infelizmente, para muitos brasileiros presunto, frango e peixe não são considerados carne. Aqui na Suécia tenho problemas qd vou à casa da minha sogra, para ela não comer peixe já é um pouco demais. Aqui em casa quem come peixe é só o Salem, meu gato. O Jerry, meu namorado, reclama um pouco mas no fim ele acaba fazendo umas receitas super gostosas vegetarianas. Tenho sorte porque meus vizinhos de frente são vegetarianos e quase sempre preparamos alguma coisa juntos. Uma coisa que acho legal também é que trablho em uma escola aqui e sempre temos opcão vegetariana no menu. Bjuuuu*******

Lua Dandara disse...

Jann!! Nossa que coincidência mesmo!!! E aí, fez a lasanha? ficou boa?
Realmente às vezes a gnt fica numa saia justa sendo vegetariana! Mas é uma mudanca que vai acontecendo gradativamente na sociedade...com o tempo será mais aceito ainda! Eu espero!
No comeco eu comia peixe sempre, e não tinha nenhum problema, mas nos últimos meses tenho tido cada vez menos vontade de comer peixe, e quando eu como fico me sentindo mal (na consciência). Sem contar que muitas vezes não gosto do gosto...

Que legal que vc tem esses vizinhos! Mas e o Jerry é vegetariano ou só simpatizante?

Boa sorte pra nós! Beijos!

JanaLana disse...

Oi Lua! Vou fazer a lasanha agora, cruze os dedos!!!!! XD O Jerry é só simpatizante, ele não quer deixar de comer carne :(. Cada um pensa de um jeito. Enfim, vou fazer a lasanha porque os pais do Jerry virão para o almoco. Bju bju** Obrigada!

Lua Dandara disse...

Jann, vou ficar aqui torcendo! Vem depois me contar como foi o almoco! E a lasanha, claro! hehehe

Quando eu conheci o Eric ele era vegetariano e eu que não era...Eu sempre quis deixar de comer carne, então o fato dele ser vegetariano me ajudou bastante! A pessoa tem que querer, né! Mas quem sabe ele muda de idéia um dia...

beijos

Lorena Borges disse...

Ai Lua, a pessoa tem que querer MUITO ser vegetariana, porque tudo contribui para que ela não o seja, não é mesmo! Acho muito digna a postura de vocês e respeito, mas não é pra mim mesmo não! Rs!

=p

Lua Dandara disse...

É Lorena, realmente tem que querer bastante, principalmente no Brasil...aqui na Suécia é um pouco mais fácil e bem mais aceito. Acho que todos os restaurante costumam ter pelo menos uma opcão vegetariana!
E aqui temos tb Quorn, que é uma carne vegetariana muito gostosa! Feita de cogumelos, rica em proteína e tem de tuuudo...salsicha, filé, carne moída, almôndega, hamburger...

Escreverei um post sobre isso! :)

Lorena Borges disse...

Ai, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamo mil vezes cogumelos! Deu vontade de experimentar! Rs!

Gabriela disse...

Vou experimentar a receita! Comia muito lasanha de beringela no Brasil.
Eh isso ai, Lua! Forca na peruca pra parar com o peixe. Eu estou cada vez com menos vontade de peixe, mas tem dias que fico com uma vontade extrema, dai nao tem jeito. Uma coisa que acho que sera mais dificil cortar eh camarao.... adoro camarao. Engracado, eu sinto muita doh das vacas, porcos, mamiferos em geral e aves, do peixe sinto um pouco de pena, mas nao consigo sentir doh do camarao, tipo pra mim o camarao eh soh um artropode sem cerebro e sem emocoes. Mas se eu parar pra pensar nas leis do carma, e que comendo um simples camarao estarei tirando o carma e o direito de viver daquela criaturinha.... dai penso que nao eh certo.
Bom, uma coisa de cada vez neh. Tambem pretendo virar 100% vegetariana um dia, e nao descarto virar vegana tambem, mas dai precisarei de um pouco mais de forca de vontade.
Beijosssssssssssssssssssss

Lua Dandara disse...

Gabi, tb acho que camarão será o mais difícil pra eu largar, seguido pelo salmão! Forca pra gente! hehe

Quanto à ser vegana...eu não tenho planos, não, sinceramente..já é demais pra mim! Mas eu só compro ovo e leite ecológico...menos mal, né?!

Aline Malmsten disse...

Lua muito boa a receita viu. Vai entrar pro meu cardapio da escola se um dia precisar fazer uma receita de vegetariano q acho q precisarei pq terei vegetariano no curso de kock, entao talvez teremos a prova pratica fazendo uma propria receita q nao seja o prof q mande. Dai faco a Lasanha La Lua, imagina o sucesso q vai fazer, rs, pq eu adoro espinhafre e a berinjela tbm. Outro dia fiz um ratatouille la no curso de varmkök. Nossa, uma delicia e 100% vegetariano e pode ser dizer ate vegan.

Um dia prova sua lasanha pra experimentar.

Nao sou muitooo fa de carne, mas a ser vegetariana acho q seria dificil. Eu sou dakele tipo q se tiver carne eu como um pedaco medio, mas se nao tiver tbm nao faco questao. Amava comer no brasil feijao preto c arroz refogado e ovo frito, hummm. Boa sorte na sua luta.

Boa semana pra vc!!!

Anônimo disse...

Sonaira.
Sinceramente não entendo como vegetarianos conseguem (e preferem) comer ovo e não peixe, pois o peixe já passou por boa parte da vida, enquanto o ovo é seu embrião. Evito comer carne por questões religiosas, mas não sou radical a ponto de não comer leite, afinal ninguém morre com a sua extração! Sua lasanha foi uma boa ideia, mas substituirei queijo por requeijão, assim ela fica pronta mais cedo e o macarrão é só cozinhar antes separadamente.

Anônimo disse...

Sonaira.
Desculpinha, quis dizer comer derivados de leite.