Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caça aos alces

Eu adoro a chegada de uma nova estação, apesar da primavera ser minha preferida, o outono não fica muito atrás. Infelizmente essa época não é só as folhas que mudam de cor e caem ou as frutas que apodrecem lentamente... É também a época da oficial caça aos alces, que começa no outono e vai até o inverno. 


Tudo é muito suecamente organizado e controlado. Cada região da Suécia parece ter uma data específica para começar e terminar, regiões certas pra caça ocorrer e o número exato de alces que podem ser mortos, assim como o tamanho, idade e sexo do pobre animal á ser abatido.


Pra alegria dos caçadores sanguinários, é tudo muito legalizado e mais ou menos aceito pela sociedade. Tudo isso porque o governo considera a caça como uma forma de manter o número de alces estável e dessa forma diminuir a ocorrência de acidentes provocados por alces nas estradas, ferrovias e etc.

Se isso está certo ou não, bom, cabe á cada um julgar. Por um lado acho que pelo menos os alces tiveram a chance de viver na natureza e ter uma vida "normal", enquanto tantos outros milhoes de animais vivem uma vida artificial aprisionados. Mas enfim, de volta aos reis da floresta sueca...

Se os alces estão andando pelas rodovias então deveriam melhorar a proteção entre a estrada e a floresta. E se eles estão vindo pra onde as pessoas moram, talvez seja porque nós invadimos o lar deles primeiro. E se for pela população crescer demais, eu penso: e nós? Também existe um extremo crescimento na população de humanos... mas é claro que diminuí-la à tiros seria errado, mas matar alces na floresta e pindurar a cabeça deles na parede é o comportamento mais natural do mundo...




Nesse domingo um caçador matou um alce de 280kg, até aí nada de "mais" pro noticiário sueco, mas o alce era albino, algo muito raro na Suécia. Li no jornal Göteborg Posten que talvez existam apenas 10 alces brancos no país inteiro. Agora me diz como que alguém pode matar um animal lindo desses e ainda por cima posar na foto orgulhoso? Tem certas horas que eu perco totalmente minha fé pela humanidade...



 E para finalizar o post... Uma música sueca conhecida sobre a revolta dos alces:
 "Älgarna demonstrerar" significa: "Os alces estão protestando"



 

4 comentários:

S. W disse...

Acho uma barbaridade sem tamanho. Pra esse tipo de ignorancia eu diria até pra soltar a mãe na mata e atirar na mesma, quem sabe dói menos.

beijos e desculpe a revolta.

Anônimo disse...

Faltam essas pessoas caçadoras conhecerem a Jesus de Nazaré O Grande e Eterno Rei, pois somente assim, eles conheceriam o amor e saberiam que o controle está nas mãos do Senhor e Rei Jesus, pois os alces são criações Dele, e Ele não colocou esses animais na terra para serem perseguidos!

Anônimo disse...

Faltam essas pessoas caçadoras conhecerem a Jesus de Nazaré O Grande e Eterno Rei, pois somente assim, eles conheceriam o amor e saberiam que o controle está nas mãos do Senhor e Rei Jesus, pois os alces são criações Dele, e Ele não colocou esses animais na terra para serem perseguidos!

Anônimo disse...

Nunca concordarei com a caça esportiva, assim como outros esportes que matam e/ou maltratam animais (vaquejada, rodeio, tourada e etc). Sempre que envolver uma vida alheia que não escolheu estar ali, nunca será justo. É apenas o ser humano mostrando sua face mais cruel e fútil. Cabe a nós que temos este discernimento ensinar as novas gerações para que essa maldade não seja perpetuada.