Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dicas de caminhadas por Gotemburgo


 Esses dias o Eric pegou emprestado na biblioteca esse livro: "Göteborgarnas promenadguide" ou melhor: "O guia de caminhadas dos gotemburguenses".

O livro contém dicas de trilhas e passeios no centro da cidade ou nas redondezas. São 92 passeios, alguns mais interessantes que outros. Cada um ocupa 2 páginas, como mosta na foto abaixo:


O livro é ótimo! Conta resumidamente o que o passeio tem a oferecer, os pontos altos, como chegar lá de carro ou ônibus/bonde, se é uma caminhada mais tranquila ou mais pesada, e mostra fotos das paisagens no caminho, em diferentes estações do ano.

Tanto eu quanto o Eric adoramos fazer caminhadas, a Bella então nem se fala. Ela sempre fazendo suas "coisas de cachorra", cheirando tudo cuidadosamente, verificando os lugares novos e observando os possíveis perigos.

Semana passada fomos para uma trilha chamada "Jättegrytorna" ou traduzindo "As panelas gigantes". O passeio passa por Örgryte, um dos bairros de classe-alta de Gotemburgo, com mansões, casas e prédios antigos e lindos, bem central, próximo à parada "Korsvägen". A trilha mesmo fica bem de frente ao parque de diversões Liseberg, do outro lado da rodovia.


Não dá pra ver muito bem nessa foto, mas isso que eu estou olhando é uma das "panelas gigantes".  Esse tipo de buraco é uma depressão em uma rocha, que durante a era glacial, foram formadas por água corrente que passou ali com uma pedra grande junto à pedras menores e areia e pequenas, que giraram em torno de um vortex por um longo tempo. Meio complicado, eu sei, espero que dê pra entender.

Segundo a placa de informção do local, essa depressões em rochas foi chamada assim por no passado terem acreditado que os gigantes habitaram esses locais e usavam os buracos enormes para cozinhar sua comida... Aiai, haja imaginação!!!


Já esse fim de semana foi a vez do Eric escolher o nosso destino no guia, e fomos para um lugar chamado "Säveån", sendo "ån" rio em sueco. A maior parte da trilha beira o rio e é um passeio bem tranquilo e fácil.


O difícil foi encontrar o começo da trilha, porque o ponto de ônibus em que descemos ficava numa área industrial, num lugar bem esquisito, quase chegando na "kommun" Partille. A sinalização poderia ser melhor, mas enfim. O passeio valeu a pena e acho que todos curtimos bastante, a Bella com certeza adorou.


No próximo fim de semana é a minha vez de escolher o nosso passeio, quem sabe em alguma das ilhas ao redor de Gotemburgo?


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Marila.
Sou uma apixonada pela Suécia (nao sei exatamente o motivo...
Decidi ir morar na terra do IKEA e da Greta Garbo...
gostaria, se possivel, dicas para moradia e trabalho...
email para contato: marila.sn@gmail.com
Estou amando seu blog!

MVH!