Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Coisas do natal sueco...

Falta menos de uma semana para o natal e parece que eu finalmente entrei no espírito natalino. Na Suécia o natal é uma época muito especial, talvez porque as festividades facilitam a passagem do inverno, traz muita luz à cidade e às casas. Faz com que a escuridão e o frio sejam mais fáceis de aceitar, afinal  luz de velas não combina com o verão, certo?

A Suécia tem também muitas tradições natalinas, algumas que começam logo em meados de novembro, junto com as decorações. Muitas delas são comidas típicas suecas de natal, mas não tanto comida para a ceia, mas sim para a época do natal. Eu não sei se sou muito desligada, mas eu tenho a impressão que no Brasil não temos algo do tipo, ou temos? Me corrijam se eu estiver errada...

Algumas das tradições já contei uma vez, dois anos atrás nesse post: http://mundodalua88.blogspot.com/2009/12/tradicoes-natalinas.html


Nesse post antigo eu contei sobre o "glögg" e sobre "pepparkaka". Mas uma outra comida típica natalina é o "lussekatt" que é um pão de açafrão. 



 Esse pão doce é típico durante a comemoração do dia de Santa Lucia, no dia 13 de dezembro, mas mesmo um pouco antes e depois dessa data é comum se comer lussekatt em toda a Suécia.

Geralmente o pão é feito nesse formato da foto, em um "S", e em cada "rolinho" se coloca uma uva passa. Ele tem uma cor e cheiro muito característico, devido ao açafrão, que é um dos ingredientes mais importantes quando se faz "lussekatt".

Conta a lenda que o pão vem da Alemanha, desde o século 17, e que havia uma crença de que Lúcifer (o diabo) disfarçado de gato - por isso o nome "lusse" de lúcifer e "katt" de gato - castigava as crianças e que Jesus no corpo de uma criança distribuía o pão doce às crianças bondosas. Segundo a lenda também, a cor amarela do pão representa a luz, para afastar os espíritos ruins.


 Quem quiser fazer o pão doce, segue aqui a receita:

Ingredientes: (para 30 pães)

* 720 g de farinha de trigo
* 300 ml de leite
* 100 g de açúcar
* 1 ovo
* meia colher de chá de sal
* 25 g de fermento
* 1 pacotinho de açafrão  (0,5g)
* 60 uvas passas
* 1 ovo para "pincelar" (?) em cima do pão

Modo de fazer:

1. Derreta a manteiga em uma panela e em seguida despeje sobre o leite. Deixe-a esfriar até 37 graus e coloque em um liquidificador. Adicione o fermento e mexa até que ele se dissolva. Adicione o açafrão, sal, açúcar e ovos.

2. Misture metade da farinha. Em seguida, adicione o resto da farinha até a massa ficar mais grossa.
3. Amasse a massa por 15 minutos. Em seguida, deixe a massa descansar, à temperatura ambiente, coberto com uma toalha, por 30 minutos.

4. Corte a massa em pedaços de cerca de 60 gramas. Faça primeiro bolinhas, e em seguida rolos. Deixe-os descansar por um minuto.

5. Role os pedaços em formas retangulares, cerca de 30 centímetros de comprimento. Molde-as como "lussekatter", enrolando em forma de S. Use farinha se a massa estiver grudando. 

6. Coloque pães em uma assadeira com papel manteiga. Pressione passas em cada extremidade.

7. Cubra os pães com uma toalha e deixe-os descansar por cerca de 45-60 minutos. Os pães irão crescer o dobro do seu tamanho. Pré-aqueça o forno a 230 graus. Quebre o outro ovo em um copo e misture.

8. Pincele o ovo por cima dos pães e asse-os por cerca de 6 minutos. Eles devem ficar brilhantes.

3 comentários:

Sara disse...

Oi Lua, amei a receita! Parece umas roscas q minha vó faz. Olha, vc esqueceu de colocar a quantidade de manteiga na receita! Outra coisa: não é pouco leite e pouco ovo pra tanta farinha não? rs Desculpa perguntar, é q eu sou ruim de cozinha...rs.

Beijos!

Ana disse...

Oi Lua, tudo bem?
achei seu blog procurando algum blog de algum brasileiro vivendo na suécia, pois no ano que vem estou indo morar em Linkoping. Li quase seu blog inteiro e adorei. Mas... ele termina em 2011. Cadê vc.,? por onde andas? está tudo bem?

Ana disse...

Boa tarde!
Em setembro irei para a Suécia residir por um ano e meio ( meu marido vai a trabalho), morar em Linkoping ou Norrkoping.Tenho um filho de 06 anos que está em fase de alfabetização, procurei na Internet nome de escolas interbacionais nas duas regiões citadas mas não encontrei.
Por gentileza, vc conhece alguma escola internacional para me passar o nome ou contato?

Obrigada.
Abraços,

Ana