Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um beijo e um abraço?


Eu já moro na Suécia há três anos e meio - é, o tempo passa MUITO rápido - mas ainda tem certas coisas que me surpreendem no comportamento das pessoas.

Que pessoas estranhas se cumprimentam com um aperto de mão (ao mesmo tempo em que dizem seu nome) e não com um beijo e um abraço, isso eu já estou acostumada faz tempo. Tanto é que já até cometi a gafe de fazer isso no Brasil e receber olhares desconfiados: "qual é o problema dessa menina?" devem pensar!

Mas e quando você conhece a pessoa há semanas? E quando você vai se despedir de alguém que você conhece mais ou menos bem e sabe que não vai vê-la nas próximas semanas? Você abraça? Dá um aperto de mão? Ou você se inclina pra trás e dá um tchauzinho meio sem graça? 


Acredite ou não...tem sueco que opta pelo última alternativa! Tá, desculpa eu ser assim tão crítica, mas certas coisas são mesmo esquisitas e pronto!  

Devo deixar claro que nem todo mundo é assim...minha amigas mais próximas da faculdade são super fofas e sempre me cumprimentam com um abraço. Hoje foi nossa última aula antes do recesso de natal e uma menina que eu gosto bastante mas não sou tão próxima assim me viu e disso "ah, deixa eu te dar um abraço de despedida, você é tão fofa, feliz natal!" Fiquei super feliz e ao mesmo tempo surpresa. O curioso é que tinha mais duas pessoas ao lado dela - da minha sala também - que só sorriram e me desejaram boas férias...

Eu não levo pro lado pessoal, e se acontecer com você, também não leve. É assim mesmo, pra muitos suecos um abraço é realmente algo íntimo só para os mais próximos, às vezes nem para eles!

Portanto se alguém te "negar" um abraço (o que já me aconteceu algumas vezes), não fique chateado, nem ache que é só com você. Por outro lado, se alguém te abraçar saiba que é um bom sinal!

Na dúvida: sorria! Esse sempre funciona e é sempre bem-vindo! 
 

Nenhum comentário: