Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Funeral sueco

Dentre algumas das tradições suecas diferentes, o funeral sueco deve ser (para nós, brasileiros) a mais estranha. E vocês já vão entender o porquê.
Eu já sabia um pouco sobre o assunto, e sempre quis escrever sobre isso, e como na semana passada fui em um funeral aqui e pude aprender mais, quis compartilhar. (O funeral foi da tia-avó do Eric, que eu nunca cheguei a conhecer pessoalmente).


Todas as pessoas que pagam impostos na Suécia, pagam também o chamado "begravningsskatt" que significa "imposto de funeral". Ou seja, quando uma pessoa morre, a família não precisa pagar pelo caixão, ou pelo enterro, cerimônia...nada. Imagino que as flores talvez seja a família que pague.

O mais curioso, no entanto, é que quando uma pessoa morre na Suécia, ela não é enterrada no próximo dia, na maioria dos casos o funeral acontece 3 semanas depois do falecimento, algumas vezes podendo ser até mesmo um mês e meio depois! Durante esse tempo o corpo fica no necrotério do hospital, dentro de uma geladeira, o que também é pago com o imposto.

Dessa maneira, a família tem bastante tempo pra aceitar a morte da pessoa, organizar a cerimônia de despedida, e familiares e amigos que moram distante têm tempo de vir para a Suécia e participar da cerimônia. Muitas vezes a família coloca um anúncio no jornal, avisando do falecimento e quando será o velório e pedem que aqueles que queiram comparecer avisem para a família que está organizando a cerimônia.

No dia do funeral, a cerimônia costuma ser realizada dentro de uma capela ou igreja, por um padre. O caixão fica fechado o tempo todo, e se a família quiser ver a pessoa falecida, isso acontece antes da cerimônia começar e normalmente apenas para as pessoas mais próximas.
Usar preto já não é mais regra, mas as pessoas costumam se vestir bem, com roupas sérias e escuras ou de cores que não chamem atenção. É normal que as pessoas, principalmente mulheres, levem uma flor (uma rosa ou lírio), e no final da cerimônia as pessoas podem se aproximar do caixão para se despedir, e aqueles que tem uma flor deixam em cima do caixão.
Uma coisa curiosa que eu achei é que as pessoas depois de se aproximarem do caixão fazem uma reverência, os homem abaixam a cabeça e as mulheres dobram os joelhos, em respeito à pessoa que faleceu.


A cerimônia acaba e as pessoas deixam a igreja. O caixão fica na igreja, pois tanto se o caixão for ser cremado quanto enterrado, não parece ser comum que os convidados assistam.

Normalmente a família faz uma recepção para os convidados, ou com um almoço leve ou café/chá com bolo e biscoitos. Como na maioria das reuniões suecas, as pessoas não costumam ficar muito tempo, acho que geralmente depois de 2 horas todo mundo já comeu, conversou, se abraçou e foi embora.

Eu particularmente gosto da versão sueca, acho que faz sentido se organizar, não precisar fazer tudo correndo, a família tem tempo de entender melhor o que aconteceu... É mais uma coisa que eu diria que é bem sueca.

E vocês, o que acharam?

6 comentários:

Ana Paula disse...

Lua, adorei aprender mais um pouquinho contigo. Quanta suavidade em tuas palavras para descrever algo que na maioria das vezes evitamos falar. Achei que faz todo o sentido esse tempo de espera. Nunca imaginei que houvesse cerimonias assim. Beijos

Rydi disse...

Lua, não sei qual é o pior, pois aqui na Holanda é quase a mesma coisa, só que as vezes não fica na geladeira e sim na casa em cima da cama. Me dá até arrepio :S. Nunca fui em nenhum velório e espero não ir tão cedo.

Lucas Santana Lima disse...

Achei super legal o funeral dos suecos. Acredito que os americanos e ingleses são assim também. A morte é um processo mais lento pra eles. Entre os latinos acho que a coisa fica muito aterrorizadora pois queremos nos livrar do corpo o mais rápido possível e nem temos tempo suficiente pra refletir e fazer uma cerimônia digna.
Excelente blog!

Lua Dandara disse...

Oi Lucas!
Eu não tenho certeza absoluta, mas acho que nos EUA e na Inglaterra não é como na Suécia...até porque li alguns foruns na internet em que justamente americanos estavam comentando que achavam estranho a longa espera dos suecos pra enterrar uma pessoa... tenho um amigo na Inglaterra, vou perguntar à ele como é por lá!

Obrigada pelo comentário!

Anônimo disse...

Eu já sabia sobre a cerimônia dos mortos aí! E um amigo, em Katrineholm, um dia me perguntou se ele estava chique para ir para a cremação do avô? pode? rsrsrs Mas, os suecos tem a calma que nós brasileiros não temos...rsrs...Aí eu concordo: acho os suecos frios. Apesar que também concordo com vc. que eles são reservados. mas, lidar com a morte, realmente acho eles frios demais. Teve um caso de uma morte aqui no Nordeste de uma mulher sueca que veio aproveitar as férias junto com meus amigos. E aconteceu um acidente onde ela morreu e um amigo. O marido dela e os dois filhos vieram buscar o corpo. Só que enquanto ela estava embalsamada. Os filhos e o marido foram aproveitar a vinda ao Brasil para ir a praias e se divertir. pode??? Aí é muita frieza!!! Para nós latinos! Beijos. Dulce

Cinema que nao volta mais disse...

Jag äslkar Sverige.Fazem cinco anos que estou tentando aprender "TALAR SVENSKA", é muito dificíl, mas não desisto. A própria Rainha Silvia Da Suécia que é brasileira, levou anos para aprender, e dizem que por lá os suecos acham que ela tem um sotaque muito forte,HON INTE TALAR SVENSKA PERFEKT, Já pensou? TAK,TAK. VI SES SNART!