Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Funeral sueco

Dentre algumas das tradições suecas diferentes, o funeral sueco deve ser (para nós, brasileiros) a mais estranha. E vocês já vão entender o porquê.
Eu já sabia um pouco sobre o assunto, e sempre quis escrever sobre isso, e como na semana passada fui em um funeral aqui e pude aprender mais, quis compartilhar. (O funeral foi da tia-avó do Eric, que eu nunca cheguei a conhecer pessoalmente).


Todas as pessoas que pagam impostos na Suécia, pagam também o chamado "begravningsskatt" que significa "imposto de funeral". Ou seja, quando uma pessoa morre, a família não precisa pagar pelo caixão, ou pelo enterro, cerimônia...nada. Imagino que as flores talvez seja a família que pague.

O mais curioso, no entanto, é que quando uma pessoa morre na Suécia, ela não é enterrada no próximo dia, na maioria dos casos o funeral acontece 3 semanas depois do falecimento, algumas vezes podendo ser até mesmo um mês e meio depois! Durante esse tempo o corpo fica no necrotério do hospital, dentro de uma geladeira, o que também é pago com o imposto.

Dessa maneira, a família tem bastante tempo pra aceitar a morte da pessoa, organizar a cerimônia de despedida, e familiares e amigos que moram distante têm tempo de vir para a Suécia e participar da cerimônia. Muitas vezes a família coloca um anúncio no jornal, avisando do falecimento e quando será o velório e pedem que aqueles que queiram comparecer avisem para a família que está organizando a cerimônia.

No dia do funeral, a cerimônia costuma ser realizada dentro de uma capela ou igreja, por um padre. O caixão fica fechado o tempo todo, e se a família quiser ver a pessoa falecida, isso acontece antes da cerimônia começar e normalmente apenas para as pessoas mais próximas.
Usar preto já não é mais regra, mas as pessoas costumam se vestir bem, com roupas sérias e escuras ou de cores que não chamem atenção. É normal que as pessoas, principalmente mulheres, levem uma flor (uma rosa ou lírio), e no final da cerimônia as pessoas podem se aproximar do caixão para se despedir, e aqueles que tem uma flor deixam em cima do caixão.
Uma coisa curiosa que eu achei é que as pessoas depois de se aproximarem do caixão fazem uma reverência, os homem abaixam a cabeça e as mulheres dobram os joelhos, em respeito à pessoa que faleceu.


A cerimônia acaba e as pessoas deixam a igreja. O caixão fica na igreja, pois tanto se o caixão for ser cremado quanto enterrado, não parece ser comum que os convidados assistam.

Normalmente a família faz uma recepção para os convidados, ou com um almoço leve ou café/chá com bolo e biscoitos. Como na maioria das reuniões suecas, as pessoas não costumam ficar muito tempo, acho que geralmente depois de 2 horas todo mundo já comeu, conversou, se abraçou e foi embora.

Eu particularmente gosto da versão sueca, acho que faz sentido se organizar, não precisar fazer tudo correndo, a família tem tempo de entender melhor o que aconteceu... É mais uma coisa que eu diria que é bem sueca.

E vocês, o que acharam?

7 comentários:

Ana Paula disse...

Lua, adorei aprender mais um pouquinho contigo. Quanta suavidade em tuas palavras para descrever algo que na maioria das vezes evitamos falar. Achei que faz todo o sentido esse tempo de espera. Nunca imaginei que houvesse cerimonias assim. Beijos

Rydi disse...

Lua, não sei qual é o pior, pois aqui na Holanda é quase a mesma coisa, só que as vezes não fica na geladeira e sim na casa em cima da cama. Me dá até arrepio :S. Nunca fui em nenhum velório e espero não ir tão cedo.

Lucas Santana Lima disse...

Achei super legal o funeral dos suecos. Acredito que os americanos e ingleses são assim também. A morte é um processo mais lento pra eles. Entre os latinos acho que a coisa fica muito aterrorizadora pois queremos nos livrar do corpo o mais rápido possível e nem temos tempo suficiente pra refletir e fazer uma cerimônia digna.
Excelente blog!

Lua Dandara disse...

Oi Lucas!
Eu não tenho certeza absoluta, mas acho que nos EUA e na Inglaterra não é como na Suécia...até porque li alguns foruns na internet em que justamente americanos estavam comentando que achavam estranho a longa espera dos suecos pra enterrar uma pessoa... tenho um amigo na Inglaterra, vou perguntar à ele como é por lá!

Obrigada pelo comentário!

Anônimo disse...

Eu já sabia sobre a cerimônia dos mortos aí! E um amigo, em Katrineholm, um dia me perguntou se ele estava chique para ir para a cremação do avô? pode? rsrsrs Mas, os suecos tem a calma que nós brasileiros não temos...rsrs...Aí eu concordo: acho os suecos frios. Apesar que também concordo com vc. que eles são reservados. mas, lidar com a morte, realmente acho eles frios demais. Teve um caso de uma morte aqui no Nordeste de uma mulher sueca que veio aproveitar as férias junto com meus amigos. E aconteceu um acidente onde ela morreu e um amigo. O marido dela e os dois filhos vieram buscar o corpo. Só que enquanto ela estava embalsamada. Os filhos e o marido foram aproveitar a vinda ao Brasil para ir a praias e se divertir. pode??? Aí é muita frieza!!! Para nós latinos! Beijos. Dulce

Cinema que nao volta mais disse...

Jag äslkar Sverige.Fazem cinco anos que estou tentando aprender "TALAR SVENSKA", é muito dificíl, mas não desisto. A própria Rainha Silvia Da Suécia que é brasileira, levou anos para aprender, e dizem que por lá os suecos acham que ela tem um sotaque muito forte,HON INTE TALAR SVENSKA PERFEKT, Já pensou? TAK,TAK. VI SES SNART!

Anônimo disse...

Acho horroroso deixar o corpo da pessoa querida 20 dias numa geladeira enquanto vc se processa alguma coisa… processe depois de dar um fim ao acontecimento. Rezo pra que isso nunca me aconteça porque estou realmente enojada e horrrorizada com a informação.