Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Biscoitos diferentes!

Já faz quase 2 meses que passou meu aniversário, e desde então estou devendo para minhas amigas brasileiras (que moram em Gotemburgo) as receitas dos biscoitos que fiz. Portanto resolvi escrever logo, antes tarde do que nunca! (Confesso que tenho um péssimo hábito de esquecer coisas que prometo!)


Bom, no meu aniversário não quis fazer nenhuma festa, apenas um almoço com bolo de sobremesa, mas sem fazer o de sempre: beijinhos e brigadeiro.

E encontrei duas receitas deliciosas e relativamente fáceis! A primeira é "Biscoitos secos de amêndoas": (Só que na verdade quem fez esses pra mim no meu aniversário foi minha amiga Patrícia).

Ingredientes:
* 250 g de farinha de trigo
* 300 g de açúcar (eu sempre coloco metade: 150g)
* 125 g de amêndoas com pele tostadas
* 2 ovos
* 1 colher de café de fermento em pó
* 1 g de vanilina (ou 4 gotas de essência de baunilha: eu uso uma colher pequena de açúcar de baunilha )
* sal
* 200 g de chocolate em barra meio amargo (60% ou 70% de cacao)
* manteiga e farinha trigo para untar

Modo de fazer:

1- Coloque a farinha sobre a mesa de trabalho num monte juntamente com a vanilina e o fermento, acrescente o açúcar e uma pitada de sal. Despeje no centro os ovos e misture até obter um composto firme e uniforme. Incorpore as amêndoas, inteiras' e com pele, e misture com cuidado. (Eu prefiro colocar numa vasilha grande, e triturar as amêndoas com uma faca antes de misturar).

2- Forme com a massa um pão de cerca de 5 cm de largura e disponha-o sobre a assadeira, untada com manteiga e farinha. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos, retire do forno e deixe esfriar.

3- Ponha o pão assado sobre a tábua de corte e, com o auxílio de uma faca molhada, corte-o em fatias de maneira a obter bastões regulares de 1 cm de espessura. Eu acho que o biscoito já é seco o suficiente, então prefiro não colocar de novo no forno, mas quem quiser pode como consta na receita: (Coloque as fatias na assadeira e leve-a novamente ao forno. Depois de 5 minutos, vire as fatias e deixe secar bem por 5 minutos. Retire-as do forno e deixe esfriar completamente.)

4- Numa panela pequena, esquente o chocolate (em banho-maria). Quando estiver completamente derretido, mergulhe os biscoitos até a metade, um por um. Assim que estiverem banhados, coloque-os sobre uma folha de papel-manteiga, distantes uns dos outros, até que o chocolate solidifique. Disponha os biscoitos, frios, no prato de servir e leve-o à mesa. (Os chocolates no Brasil têm uma certa dificuldade para derreter completamente, então compre um chocolate feito pra esse tipo de receita.)

O resultado foi esse da foto, e posso dizer que ficou mesmo uma delícia!

A segunda receita eu já conheço melhor e já fiz várias vezes, porque costuma fazer sucesso! São "Meias-luas de coco":

Ingredientes:
* 300g de farinha de trigo
* 200g de manteiga, temperatura ambiente
* 200g de chocolate branco em barra
* 120g de açúcar (eu uso 60g)
* 120g de côco ralado
* 2 gemas
* sal


Modo de fazer:

1- Numa tigela, bata a manteiga até ficar bem cremosa, acrescente o açúcar aos poucos. (Eu derreto a manteiga numa frigideira). Adicione as gemas e transfira o composto obtido para uma vasilha em que estão misturados a farinha com 100g de coco ralado e uma pitada de sal.

2- Misture bem os ingredientes até obter uma massa homogênea, enrole-a em filme plástico e deixe-a repousar na geladeira por pelo menos 1 hora.

3- Depois desse tempo, faça com a massa bolinhas do tamanho de uma noz e enrole-as sobre a mesa para formar bastões de 5 cm de comprimento. Dobre as duas pontas do bastão em forma de ferradura para fazer as meias-luas e coloque-as na assadeira forrada com papel-manteiga. (Essa é a parte mais difícil, porque o coco faz com que a massa fique muito quebradi
ça, mas amassando bem dá certo!).

4- Asse-as em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos, retire-as do forno e deixe esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate branco em banho-maria em fogo baixo, até formar um creme. Quando as meias-luas estiverem frias, passe as duas extremidades primeiro no chocolate derretido e, em seguida, no coco ralado restante.


Resultando em meias-luas (ou ferraduras) que parecem assim:

As duas receitas são do livro "Docinhos e biscoitos" da coleção "A Grande Cozinha" da Editora Abril.

Combinam muito com um café quentinho! Receitas simples, pra quebrar a rotina!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ai ai, como queria estar aí nesse meiozinho...

Isa disse...

Sou eu, a Isa!

LuRussa disse...

aiii q delícia !!

já tô imprimindo aqui..(perigooo)

Lu_Russa disse...

nossaaaaaaaaa Lua, foi super coincidencia eu ter comentado no seu blog e ter aquele post no meu blog.

Não pensei em vc MESMO.

Sempre te achei super descolada, uma brasileira na Suécia, não é pra qualquer um.

bjos !!!
Lu