Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Höstlov


Essa semana está sendo meu "höstlov", em outras palavras "férias de outono". No sistema de ensino sueco é o oposto do Brasil: o primeiro semestre começa no fim de agosto e termina poucos dias antes do natal e o segundo semestre começa na metade de janeiro e termina nos primeiros dias de junho. Então no inverno temos umas 3 ou 4 semanas de férias enquanto no verão temos quase 3 meses. O que faz sentido, já que no inverno está sempre frio e escuro e no verão todo mundo fica feliz e é bem melhor ter tempo pra se divertir...
Como aqui as estações do ano são bem definidas, os semestres das escolas e universidades levam os nomes das estações em que começam...assim são: vårtermin (semestre da primavera) e hösttermin (semestre do outono). Detalhe: o semestre da primavera começa no inverno e o semestre do outono começa no verão, MAS tudo bem....hehe

Voltando ao "höstlov", aqui além das férias definidas, as escolas e universidades sempre dão uma semana de descanso no meio do semestre, e se eu não estou equivocada é a mesma semana para a Suécia inteira que estuda (será que estou falando bobagem??hehe).
E acho isso uma idéia muito válida. É uma semana ótima pra recarregar as baterias, estudar pra prova, viajar ou simplesmente fingir que você não terá um monte de tarefas na semana seguinte!!! Sei de universidades no Brasil que fazem isso e chamam de "semana do saco-cheio" mas na minha escola eu nunca tive, e posso dizer que senti falta!

Bom, mas vale lembrar que no Brasil temos muuuitos feriados e dias santos, já que é um país católico, enquanto aqui na Suécia acho que os únicos feriados "sagrados" que ninguém trabalha é no natal (24 e 25 de dezembro) ano-novo (31 de dezembro e 1 de janeiro) e no Midsommar (festa do meio do verão que acontece na 3a sexta do mês de junho, então fica sendo feriado a sexta, sábado e domingo...pra curar a ressaca, porque sueco bebe até cair nessa data. Bom, não que eles não bebam em outras datas...mas no Midsommar eles exageram um pouco mais!)

O estranho é que eu tenho TANTA coisa pra fazer da escola essa semana, e agora já é fim do dia da sexta! É minha impressão ou o tempo tá passando MUITO rápido? Não tive tempo pra nada...

Bom, vou voltar pra minha análise de um conto em sueco...ai ai ai...Só tomando muito café!

Nenhum comentário: