Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como o tempo passa rápido...

Eu mal consigo acreditar que ontem fez um ano que eu moro na Suécia!!!

Um ano que a minha vida mudou completamente, que mudei de país, tive que aprender uma nova língua, uma nova cultura...vi cada esta
ção do ano chegar e ir embora. As folhas avermelharam e caíram, a neve chegou e foi embora, as flores vieram e depois as folhas, e de repente, chegou o calor! Ao invés de casacos podemos usar chinelos e blusas sem manga...Tomar sol e nadar nos lagos...

Nesse um ano pude aprender tanta coisa! E com o idioma, pude entender muito mais sobre os suecos, pude assistir os notíciarios e os programas de comédia.

Aprendi a ser mais prática e menos enrolada. Tudo bem, ainda tenho muito pra melhorar, mas acho que sou muito mais rápida do que antigamente! E aprendi o "dom" da pontualidade! Uma coisa que pra brasileiro quase não existe, quero dizer, eu principalmente, sempre fui a rainha de chegar atrasada! Mas agora já sei que se alguém marca às 19h, você deve estar lá às 19h. E ponto final.

Eu nunca quero chegar cedo nos aniversários, afinal sempre aprendi que chegar cedo é falta de educa
ção, mas aqui não. O Eric diz, se eles quisessem que você chegasse meia hora mais tarde, então eles marcariam meia hora mais tarde. Se disseram às 15h, então é pra chegar às 15h.

Hoje em dia eu entendo isso, ou pelo menos me esfor
ço ao máximo!

Adquiri novos hábitos como por exemplo: sempre que acabo de almoçar já fico com vontade de tomar café! É quase instantâneo! Em casa temos potinhos com bolachas pra tomar com café ou chá quando temos visita.

Não sinto mais tanta falta de arroz, pra falar a verdade nem lembro a última vez que comi. Se bem que pensando bem, acho que amanhã vou fazer arroz com feijão só pra matar a saudade!

Bom, pretendo voltar aqui pra contar de mais hábitos suecos! Aguardem!

A primeira foto foi tirada no centro de Gotemburgo em junho ou julho de 2008. Em frente à estátua de um antigo rei da Suécia Gustav Adolf II.

E na segunda foto foi tirada semana passada em Landvetter, na varanda da casa do meu sogro. Jantamos do lado de fora pra aproveitar o calor!

Estou de férias da escola! Iupiii!!! Bom verão!

Nenhum comentário: