Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Höst och skola


Tô aqui cansada que hoje acordei às 6:30. E decidi postar sobre o meu caminho pra escola, e sobre a escola em si.

Agora já é outono, e nossa, como é lindo! Parece que abro os meus livros de geografia do primário cada vez que saio na rua.
As folhas foram ficando amarelas e vermelhas, aos poucos vão caindo aos montes. As ruas e cal
çadas estão(quase)cobertas, mas é tão bonito!
Claro que com tudo isso tá vindo o frio, mas ainda tem dias que chegam a 16c...17c..!

Minhas aulas de sueco começaram faz quase 2 meses, e eu estou adorando!
Pra ser bem sincera eu não entendo bem as divisões de área aqui da Suécia. Tudo é dividido em Kommuns e cada uma tem sua escola. Eu apesar de morar há 15 minutos de Göteborg perten
ço à Harryda Kommun e estudo numa cidadezinha(ou vila?) vizinha chamada Mölnlycke.

Tenho aula 4 vezes por semana, 15 horas no total, fora os nossos "breaks" para comer, descanssar ou conversar.
Na minha sala só tem mulheres, assim como minhas 3 professoras. Inclusive uma das alunas é brasileira e assim podemos falar nossas bobagens em português que ninguém entende. As outras são do Iraque, Irã, EUA, Thailândia, Lituânia e acho que é só.


Vou colocar umas fotos que achei na internet da escola, não são lá essas coisas, mas como a minha máquina quebrou, tá difícil tirar fotos eu mesma, só se for com a máquina do Eric(gigante demais, por sinal!).

Enfim...de terças e quartas tenho que acordar às 6:30 pra dar tempo(nunca dá) de fazer todos os meus rituais da manhã e pegar o ônibus das 8:00h. Eu detesto fazer as coisas com pressa e no final sempre tenho que sair correndo porque o ponto do ônibus é meio longe, e geralmente demoro uns 7 minutos pra chegar lá.

Eu sempre acho que ou coloquei roupa demais ou roupa de menos. Quando tô andando tô com frio e quando entro no ônibus fico com calor.
Vou andando observando as folhas, pessoas passeando com seus cachorros e o meu celular pra ver quanto tempo eu tenho antes de perder o busão! hehehe


Detesto lesmas e aqui elas reinam! É terrível! Eu tenho agonia mesmo, daquelas de dar coçeira no corpo só de pensar! Vou prestando atenção onde piso porque às vezes elas aparecem no caminho já chegando no ponto (do bus).
Geralmente tem duas pessoas lá: uma mulher sueca que sempre vejo na minha escola que nunca me comprimenta e uma menina que estuda no Colégio do lado de onde eu estudo. Ela sempre carrega um peda
ço(sim, cheio de pontas!) de um espelho, pra verificar se o cabelo dela está descabelado o suficiente. Ps.: Aqui é moda(há tempos) ter o cabelo todo destrambelhado! Fazer dreads em cabelo lisinho, prender de qualquer jeito parecendo um ninho de passarinho e tudo mais que você imaginar. Sem contar os cabelos tingidos de preto com aquela raizona loira quase branca aparecendo!!! Dá pra acreditar?
O caminho pra escola é rapidinho e o visual é lindo! O ônibus percorre o contorno do lago, próximo à fazendas, casas e montanhas. Vou colocar aqui uma foto do lago ao pôr do sol, tirada quase em frente ao meu ponto de ônibus, em fevereiro desse ano.

Aqui praticamente todo mundo estuda em escolas públicas, particulares são pouquíssimas (mesmo mesmo!) e quem vai pra escola paga é visto como fresco ou filhinho de gente muito rica e extremamente metida.
O padrão de vida não varia tanto, e acredito que a maioria dos pais têm carro, mas ninguém leva seu filho pra escola. Todo mundo vai ou de ônibus, de bicicleta ou andando. Meu ônibus sempre vai cheio de estudantes que moram em Landvetter, e eu raramente tenho lugar pra sentar, mas é tão rápido que nem me importo.


Ps2.: Não existe uniformes nas escolas, então todo dia é um desfile de moda! Adoro as roupas das suecas, elas têm um estilo completamente diferente e muito original! Tão sempre com uma super produção, que eu imagino quanto tempo elas demoram pra se arrumar! Por mais simples que elas estejam, sempre tem algum "tchan!" (nem pensem naquela música horrenda!).

Vou indo que já tá passando da hora! Quando eu come
ço a escrever não consigo mais parar! hehe...Sem contar as milhares de idéias de posts que tenho mas acabo sempre abandonando esse blog! Tem alguém aí?? Alôôô?!?!

Ps3.: Desculpem-me que o vídeo do post passado não deu certo. Não sei se o problema é o computador, o blog ou a conexão, ou será todas as alternativas??

Beijo no cora
ção e muita luz.

Ps.: As fotos super lindas foi o Eric que tirou.

Um comentário:

Denise C. disse...

Nossa, meu Deus, como é bonito esse lugar!! Ainda vou conhecer a Suécia e muitos outros países da Europa! Meu sonho! Adorei seu blog!