terça-feira, 21 de outubro de 2008
Aprendendo a se virar!
É incrível como a gente encontra diferenças culturais em inúmeras situações.
Certas coisas que pra mim podem ser tão naturais, pra outros (no caso, suecos) é completamente estranho.
Outro dia, Eric e eu fomo visitar o pai dele. Ele tinha lavado roupa e ía passar algumas camisas...Então ele perguntou se eu sabia passar roupa, eu disse que sim, mas que no Brasil eu nunca passava. Ele ficou meio espantado e perguntou:
-Mas quanto você vai pagar pra alguém fazer isso???
-É a mesma pessoa que faz comida, limpa a casa, lava e passa a roupa...
Acho que a primeira vez que eu contei pra ele que eu tinha empregada na casa dos meus pais ele deve ter achado que eu era podre de rica! hehe. Afinal, aqui quase ninguém tem.
Pra falar a verdade, bate até um pouco de vergonha, de ver que os suecos se viram sozinhos em tudo!! E o que eu acho muito bacana, é que eles têm matérias na escola para aprender a cozinhar, costurar, limpar a casa, cuidar das roupas, assim como aprendem a mexer com eletricidade, consertar as coisas da casa, encanamento, mexer com madeira e várias outras coisas!! Sim, os suecos são "Bombril 1001 utilidades"!!!
Ninguém vem na sua casa montar seus móveis, ninguém instala aparelhos pra você, ninguém pinta a sua casa, claro, existe exceções (quem é muito rico!), e também contratam pessoas no caso de fazer uma reforma e etc, mas no geralzão, quem se vira é a própria pessoa! Eu acho isso o máximo! hehehe
O que também é interessante, é que pros suecos darem conta de tudo isso sozinhos, existem muitos utensílios inteligentes!! Tudo o que não for prático eles não aprovam completamente. Embalagens de comida que precisam ser abertas com tesoura, não é coisa boa. O próprio leite é de um jeito que a pessoa abre só com a força da mão, e não vem com buraquinho tipo suco não!
Uma coisa que eu acho muito legal (acho que não é invenção sueca, mas enfim), é uma esponja pra lavar a louça que vem com um cano acoplado, que a pessoa coloca o detergente que aos poucos vai saindo de forma econômica e suficiente pela esponja. Complexo, né? Vou colocar uma foto pra entenderem melhor:
Caramba, a foto ficou grandona! haha...Mas deu pra sacar a idéia, né?
Enfim, a vida não é fácil...hehe...A gente tem mesmo que aprender a se virar, aqui todos têm direitos iguais e todos têm que cumprir sua parte.
Vou finalizar porque vou sair pra ver um filme na casa da sogra! haha
Depois farei um post sobre uns filmes que vi ultimamente...
Ps.: Sim, sou cinéfila!.
Beijocas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Lua! Que bom que tu voltou a atualizar, adoro ler!
Essa esponja nòs achamos aqui no Brasil e compramos, mas eu ainda prefiro a tradicional, essa gasta muito!
Adoro essa història de eles aprenderem a fazer tudo, sò falta ensinarem também a deixar a preguiça de lado!! rsrsrs
Postar um comentário