Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Gullbergskajen - O cais dos sonhadores...





Num dos nossos passeios conheci um novo roteiro em Gotemburgo: Gullbergskajen.  Também conhecido como o cais dos sonhadores.

Por que? Bom, é claro que é um cais, um lugar onde as pessoas podem deixar seus barcos "estacionados", e também tem um aluguel bem barato, ou seja, ali não tem nenhum "barcão". Na realidade, o local é um tanto decadente, pois a maioria dos barcos estão caindo aos pedaços... e por isso também que se chama cais dos sonhadores, porque os donos sonham um dia consertar seus barcos e poderem voltar a navegá-los... mas a maioria está tão estragado que o conserto sairia mais caro que comprar um novo, o que faz essa idéia uma utopia que nunca será realmente realizada.



Mas o caminho ao longo do cais é bem bonito e de certa forma poético, afinal a decadência também tem sua beleza. Ou talvez seja apenas um conjunto bem harmônico de barcos que um dia velejaram pelos mares escandinavos...Não sei. O lugar fica próximo ao centro e vale a visita.


Håkan Hellström escreveu uma música sobre o lugar...



 Ps.: Peço desculpas pelos constantes erros de português, eu juro que tento ao máximo evitá-los! Mas quanto mais sueco eu falo, mais esqueço minha língua nativa. Um bom motivo pra eu ter um blog e praticar, certo?


Nenhum comentário: