É claro que certos idiomas são mais difíceis, mas mesmo assim, se você tiver a vontade de aprender, nada nem ninguém pode te impedir. Mesmo que você ainda não tenha se mudado, mas sabe que daqui um tempo você vai morar em outro país, já é hora de começar a aprender!
1- Comece a estudar por conta própria!Quando eu morava em São Paulo e já estava namorando o Eric, eu queria poder me comunicar com a família dele, principalmente se eu fosse morar na Suécia. Mas achar cursos de sueco no Brasil não é fácil (nem barato!) e fiquei super feliz quando ganhei de presente do Eric esse livro: Teach yourself swedish!
Eu achava que não tinha disciplina suficiente pra sentar e aprender sozinha, mas esse livro me ajudou e MUITO! Aprendi um básico de sueco, treinava com o Eric e isso me deu uma base legal. Se alguém quiser comprar, ele achou esse livro na Livraria Cultura, mas imagino que se encontra em outras lojas também, e na internet, claro. Existe livros semelhantes em todas as línguas possíveis.Quando eu finalmente me mudei pra Suécia, era começo de junho, quando as férias de verão começam e fiquei super desapontada quando fiquei sabendo que minhas aulas de sueco só começariam no final de agosto! (Isso porque eles querem aproveitar o verão todo, quem não quer?!?)
2- Ouse falar o pouco que você sabe!
Na família do Eric, são poucos que falam um bom inglês e muitos suecos mais velhos têm vergonha de conversar em inglês. Eu queria muito poder me comunicar com os avós do Eric, e na verdade uma das primeiras frases que aprendi foi "Eu não entendo..." (e eu falava tanto isso...). Mas aos pouquinhos fui perdendo a vergonha de falar errado e falava do meu jeito, mas falava.
Quando chegou o fim de agosto e meu curso finalmente começou, eu consegui pular dois níveis porque eu já sabia me comunicar com o básico! Fiquei ultra feliz e isso não só me ajudou a terminar o curso de sueco mais rápido como me deu energia pra continuar a me esforçar.
3- Leia! Mesmo entendendo poucas palavras!
Eu sabia que ler iria me ajudar a aprender, mas eu não queria pegar um jornal chato e ficar lendo forçado aquelas notícias desinteressantes com palavras super complicadas! Então eu comprava coisas que eu gostaria de ler, mas que estavam em sueco!
Eu gosto de revistas femininas, de moda e coisas assim, então comprava as versões das revistas que gosto em sueco e como o assunto me interessava, eu ficava mais motivada pra procurar as palavras novas no dicionário!
4- Escute músicas no idioma, veja filmes e assista os programas de tv!Eu sempre adorei filmes europeus, e queria conhecer o cinema sueco também. No começo eu assistia sempre com legendas em inglês e isso ia me ajudando a aprender palavras novas! Música também ajuda muito, você aprende a pronúncia aprende palavras e frases novas que acabavam ficando presas na sua cabeça!
Pra mim os programas de televisão espelham muito a cultura de um país. O humor sueco é diferente e assistindo os programas de comédia isso fica bem nítido. Já aprendi muita coisa sobre a Suécia vendo tv... assista! Mesmo que você só entenda uma ou outra palavra.
5- Nunca desista! Algumas pessoas têm mais facilidades que outras, e às vezes demora mesmo e é um pé no saco e frustrante não entender uma conversa. Mas paciência, você chega lá. De repente você vai percebendo que entendeu tudo que alguém falou, que já consegue ler um livro inteiro... Aprender uma língua estrangeira é difícil, mas não é impossível, isso eu garanto!!









