Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Selma Lagerlöf

Semana passada terminei de ler mais um livro sueco, "En herrgårdssägen", da escritora sueca Selma Lagerlöf (1858-1940).

Selma, é uma das escritoras mais famosa da Suécia, foi a primeira mulher a participar da Academia Sueca de letras, e foi também a primeira escritora mulher a ganhar um prêmio nobel de literatura! Ela é muito famosa pelo estilo de seus livros, o chamado "realismo mágico" (como naquele filme "O labirinto do Fauno") em que a história se passa numa situação "normal" mas que possui elementos extraordinários, como um violino falante ou uma menina que morre e acorda depois de ser enterrada, como no livro que eu li.

Apesar de parecer uma história de terror, nessa de ser enterrada, na verdade não foi tão assustador assim, pois ela é resgatada por um louco...haha! O livro é bem fantasioso e leve. Confesso que no começo eu não gostei, quis largar o livro mas me convenci a continuar. A linguagem é antiga e a forma de contar também...
Mas já na metade pro final eu gostei do livro. E fiquei feliz de ter lido...

Uma curiosidade, que eu só fui perceber recentemente, é que Selma Lagerlöf é uma autora tão grande que a nota de 20 coroas suecas leva uma foto dela! E do outro lado tem a figura de um dos livros mais famosos dela, em que um menino voa num ganso pela Suécia... Nada mal, uhn?

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, esse livro do menino voando não é "A Maravilhosa Viagem Através da Suécia" ou algo do tipo? Não fazia idéia que era dela! Vivendo e aprendendo! ;)
Finalmente estou conseguindo comentar em Bloggers de novo!
Beijão Lua, aproveitem o final de semana!