Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Novidade em Göteborg!


Parece familiar? Como por exemplo, o "olho de Londres"??? Mas é uma foto de Gotemburgo, em alguns meses. O novo hit do momento dos gotemburguenses(isso existe?) é o novo projeto turístico que chegará ao porto da cidade no verão.
A roda-super-gigante vai ser colocada ao lado da Ópera de Gotemburgo, na beira de um dos canais da cidade...
Coincidentemente(??) é nesse ponto também que acontece o show de fogos de artifício no ano-novo! Acho que vai dar um visual bem legal!

Por enquanto estão tentando escolher qual será o nome da roda-gigante...As idéias que têm dado não são das melhores, vão de "Volvo"(que é daqui de GTB) até "Gothenburg eye".
Eu particularmente ainda não vejo tanta gra
ça no humor sueco. O novo estádio por exemplo, se chamava Ullevi, foi demolido, construiram outro num local próximo que recebeu o nome também de "Ullevi", mas muitos chamavam de "Nya Ullevi", que em sueco é "novo Ullevi". Até aí tudo bem. Passaram-se alguns anos e resolveram reconstruir o outro estádio no mesmo lugar que havia sido demolido. Começam a escolher um nome e enfim decidem: "Gamla Ullevi" (ha-ha-ha?) ou "velho Ullevi". Então agora, o mais antigo se chama "novo" e o mais novo se chama "velho"! E eles aindam riem e acham que foi uma idéia brilhante...eu hein.

Voltando para a roda-gigante... Ela terá 60 metros de diâmetro, terá 42 cabines, cabendo até 8 pessoas em cada. O passeio dura cerca de 15 minutos e custará 75 coroas por pessoa, algo como 20 reais. Mas se comparada com a inglesa, que é um tanto quanto parecida, custa (se não estou enganada) uma média de 25 libras! Em torno de 100 reais!
A roda (sueca), será climatizada e funcionará o ano todo. Terá tanto aquecedor quanto ar-condicionado...(pra quando o verão maaaaravilhoso e saudoso chegar!)

Aqui tem uma figura que saiu no jornal pra mostrar a proporção da roda-gigante em comparação com outras coisas de Gotemburgo.
"Lisebergtornet", também chamada de "agulha" tem 116 metros e faz parte do parque de diversões, e tem uma vista linda de Gotemburgo...no entanto, não é nenhum passeio "radical".
Mais em baixo fica o prédio chamado de "batom", com 81 metros. É também o 6o prédio mais alto da Suécia. (Aqui não se pode construir arranha-céus).
Em terceiro a futura roda-gigante...
E e a menorzinha é a roda-gigante que fica também no parque de diversões Liseberg. Com 25 metros de diâmetro.

Agora é só aguardar a novidade chegar e ser aberta ao público! Quem quiser vir me visitar no verão, eu prometo que levo na roda-gigante, viu? hehehe

2 comentários:

Bruno disse...

que roda bonitaaaaaaaaaaaa

Grace Olsson disse...

A roda é bonita, mas sinceramente falando,não sei como elescosneguem rir de piadas tão sem graça. dias felizes