Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Compras de supermercado na porta de casa!

De uns anos pra cá surgiu uma nova moda na Suécia: "matkassar" ou "sacolas de comida", traduzindo ao pé da letra. 

A idéia é simples e genial: você escolhe a sacola que te interessa e eles entregam na sua casa. Mas isso não é tudo, geralmente são de 4 a 5 receitas diferentes, com quatro porções. Todos os ingredientes necessários vêm na sacola, a não ser sal, pimenta, óleo e outros pequenos detalhes que a maioria já tem em casa.


Pra mim, uma das melhores vantagens é que você prepara uma comida diferente do que você está acostumada, já que nem sempre se tem criatividade pra preparar um prato novo!

O conceito é além de tudo ecologicamente correto. Pois eles entregam a comida na casa de várias pessoas, economizando a energia e a poluição causada se cada uma dessas famílias fosse sair de casa com carro para fazer compras no supermercado.


E claro, é uma delícia chegar em casa e ter comida pra preparar o jantar do que ter que sair novamente para fazer compras.

Hoje em dia, o conceito se tornou tão popular que existe praticamente na Suécia inteira. Uma das empresas mais famosas, é Lina Matkasse (http://www.linasmatkasse.se), que foi fundada por Niklas Aronsson com a ajuda da irmã dele que é nutricionista. Então são receitas fáceis, gostosas e nutritivas. Eles fazem entregas em praticamente toda a Suécia!


Existem muitas empresas diferentes que oferecem esse serviço! Nesse site: http://www.matkasseguiden.se tem um guia de diferentes "empresas de sacolas" entre as quais você pode escolher. Os preços variam bastante, de 300-900kr (110-332 reais) . Algumas sacolas contém 5 jantares, outras 4. Existem também sacolas de frutas, café da manhã, lanche...

Em abril eu decidi provar também! Depois de pesquisar percebi que não existem muitas que tem sacolas vegetarianas, mas encontrei uma que me interessou bastante: Ecoviva (ecoviva.se). A idéia deles é um pouco diferente: além das quatro receitas deliciosas e a entrega em casa, eles garantem que 90% dos alimentos são orgânicos! Eles oferecem uma sacola "normal" e uma vegetariana.  

Eu adorei! Confesso que não é super barato, custa 795kr (295 reais) mas eles entregam 2 vezes por mês e acho que vale a pena! Os alimentos são de ótima qualidade e as receitas são muito boas! Junto às receitas vem o valor nutricional e o tempo que a receita leva no total. 

Ontem eu fiz uma sopa de batata e alho poró, acompanhada de um pão de alho com parmesão. Ficou delicioso!!!


Recomendo!

Lua Dandara.





Um comentário:

Ana Paula disse...

Lua, surpreendente essa ideia pensando do ponto de vista da mobilidade e poluição, gasto de energia/combustível. Não tinha pensado por aí...
Aqui em São Paulo, alguns entrepostos de produtos naturais entregam, mas não com esta proposta da receita, de um prato diferente.
Gostei! Beijo