Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Millesgården - O jardim de Milles


Há duas semanas fui à Estocolmo encontrar com duas amigas brasileiras super queridas, uma delas, Mariel, também tem um blog, que recomendo: http://novavidanovelhomundo.wordpress.com/


Estocolmo é uma cidade linda, que já conheci muito durantes os invernos de 2005 e 2007. Mas durante o verão à conheço pouco. Nessa minha última visita tive a sorte de alguns dias lindos de sol e temperaturas agradáveis.


Com tempo livre e a ótima companhia, pude realizar um plano que tenho há anos: conhecer o jardim de Carl Milles durante o verão. Estive lá uma vez, no começo do meu namoro com o Eric em janeiro de 2007 (como tempo passa rápido)! Lembro que estava frio e escuro e na lojinha do museu vi fotos de como o jardim fica na primavera/verão - totalmente diferente. Desde então sempre tive essa visita em mente, e com uma amiga arquiteta também interessada em conhecer o museu, decidimos visitar o museu naquela bela e ensolarada segunda-feira.


O nome do museu-jardim-casa é Millesgården (traduzindo: o jardim de Milles), e foi durante alguns anos a residência de Carl Milles, um escultor sueco bem sucedido que viveu entre 1875-1955. Ele é o autor de por exemplo um dos maiores símbolos de Gotemburgo, a estátua do Poseidon que fica no começo da avenida principal.


Milles fez sucesso na Europa e nos Estados Unidos, tendo muitas de suas obras como símbolos de diferentes cidades na Suécia.
Suas esculturas foram feitas em cobre e para cada famosa escultura feita existe uma cópia no seu jardim em sua mansão em Lidingö - uma ilha de classe alta de Estocolmo.


O museu é incrível, e além do jardim, existe também o ateliê de Milles e outras exibições temporárias. Fica aberto o ano inteiro, todos os dias entre maio e setembro e de terça à domingo entre outubro e abril, com exceção dos feriados. Além do museu e da lojinha existe também uma cafeteria no terraço, ótimo lugar pra relaxar depois de observar o jardim. 


A entrada custa 100 coroas (mais ou menos 25 reais), 80 coroas para estudantes e aposentados (20 reais) e é de graça para menores de 19 anos.


No fim da nossa visita decidimos justamente ir ao café tomar um refresco, quando percebemos que lá também estava uma atriz da Globo, Deborah Evelyn. No fim acabamos fazendo contato com a família dela, fingindo, claro, não perceber quem ela era, todos muito simpáticos, inclusive ela. Tão curioso encontrar uma celebridade brasileira assim, num jardim de Estocolmo!

Recomendo a visita! Com ou sem artistas da Globo! ;)



Nenhum comentário: