Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O jardim botânico de Gotemburgo


Sem dúvidas, um dos meus lugares preferidos em Gotemburgo é o jardim botânico. É o tipo de programa que não importa se você é morador da cidade ou apenas um turista passando poucos dias, sempre vale uma visita.

O jardim fica localizado no bairro Änggården, próximo ao famoso parque gotemburguense Slottsskogen. Ele foi inaugurado em 1923, em comemoração aos 300 anos de Gotemburgo e foi financiado por doadores.

É um dos maiores jardins botânicos do mundo, com 175 hectares, sendo parte disso uma reserva natural. Existe jardim pra todos os gostos, do tipo inglês com caminhos secretos em que você não vê o que tem logo mais à diante, jardim japonês, horta de ervas...formando um total de 16 mil espécies diferentes de plantas. O jardim botânico conta também com uma estufa onde existem mais 4 mil espécies de plantas, onde fica a maior cole
ção de orquídeas da Suécia com 1500 espécies. Dentro da estufa existe também uma Àrvore da Ilha de Páscoa, que hoje em dia está extinta da natureza.


O jardim possui logo na entrada uma butique que vende produtos de jardinagem, decoração e afins, um prato cheio para o Eric que ama plantas e flores. Sempre passamos um bom tempo olhando a loja e descobrindo coisas interessantes. Já no meio do jardim fica o restaurante/cafeteria pra quando bater aquela fome no meio do passeio, porque tem muito chão pra se caminhar!

Todos os anos os jardineiros fazem um desenho diferente com plantas e flores de cores diferentes logo na entrada do jardim botânico, esse ano era um coelho:

E ainda por cima, não é nem obrigatório se pagar pela entrada no jardim. A taxa de 20 coroas suecas (mais ou menos 5 reais) é opcional. Já para conhecer a estufa tem que pagar 20 coroas, que faz o passeio valer a pena mesmo que seja inverno.

Entre os meses de março e setembro é proibida a entrada de cachorros, o que é uma pena para nós que temos a Bellinha, mas é compreensível. Bicicletas, carros e jogos com bola também são proibidos, assim como acender fogo. Para chegar ao jardim botânico você pode pegar os bondes 1, 2, 7, 8 ou 13 e descer na parada Botaniska Trädgård e caminhar mais 5 minutos até a entrada principal.

Durante uma visita à Gotemburgo, não esqueça de colocar o jardim botânico na sua lista!

Se quiser saber mais, entre no site: www.gotbot.se - No canto esquerdo tem a op
ção pra ler o site em inglês.

4 comentários:

Celina Dutra disse...

Lua Dandara,

Bom dia/boa tarde!

Obrigada pela dica de passeio! Parece ser muito gostoso passear entre essas belezas todas!

Girassóis pra vc.

Beijos

Ana Paula disse...

Que vontade! Que lugar maravilhoso...
Por que não pode entrar com cachorros durante alguns meses? Nos outros pode? Beijo

Lua Dandara disse...

Oi Ana Paula! É porque durante esses meses florecem plantas muito valiosas e/ou delicadas que podem ser destruídas, e também por higiene, porque muitos donos às vezes esquecem de colher as necessidades dos cachorros... Nos outros meses é permitido sim entrar com o cachorro, mas só na coleira.

beijos!

Ivani disse...

Olá Lua, vim até aqui por recomendação da Ana Paula (lado de fora do coração) e adorei o passeio.
Deve ser mesmo um lugar encantador.
Voltarei mais vezes para conhecer melhor eu cantinho.
Beijo, tenha um lindo dia!