Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Como sobreviver ao inverno

É universal, não importa se a pessoa é sueca, brasileira, chinês ou americano: todo mundo reclama do frio da Suécia. Na verdade deveríamos nos considerar sortudos, pois a Suécia tem mais ou menos a mesma latitude do Alaska. O que nos salva é o Golfo do México, que faz com que as temperaturas por aqui fiquem mais "amenas".


Eu entendo que tem gente que gosta mais do calor, mas não aceito alguém dizer que como cresceu num lugar quente/tropical não consegue se acostumar à Suécia! Isso porque eu nasci e cresci em Rondônia, onde no verão faz calor, e no inverno, também! 20 graus já é considerado um "frio danado"! Portanto comigo não tem conversa, se eu consigo me adaptar e sair feliz pra universidade de manhã quando tá fazendo -15 graus, qualquer um consegue!

Só que o problema do inverno não é só o frio, mas também a falta do sol... E bate aquela preguiça... Bom, então resolvi juntar algumas idéias pra que o inverno se torne mais suportável!


* Se vista de acordo com a temperatura: É bom saber se está fazendo 5 graus positivos ou -10 graus. Passar frio deixa qualquer um de mal humor, portanto se está mais frio se vista de forma apropriada, é importante usar algo mais grosso na aréa do peito, pés e mãos. Eu sinto muito frio nas orelhas e não saio de casa sem um gorro ou boina.

* Caminhe: ficar dentro de casa porque está frio e escuro não vai te fazer mais feliz. Saia para uma caminhada, mesmo que seja uns 15 minutos. Caminhar faz bem pro corpo e pra alma, não importa a estação.


* Arrume atividades: não precisa ficar do lado de fora se está muito frio, mas você pode sair pra encontrar amigos, ir ao cinema, restaurante, museu...

* Pense no lado positivo e belo do inverno: natal, neve, esportes no gelo/neve...

* Lembre que depois do inverno sempre vem a primavera! Ela pode demorar, mas chega! Quando a gente menos percebe os dias estão mais longos, a neve já derreteu, um dia o termômetro chega à 5 graus, no outro 8 graus... Pensamento positivo!

Ah, perceberam que mudou de novo o layout do blog? É pra combinar mais com a nova estação... o inverno já acabou então estava na hora de uma cara nova!

3 comentários:

Ana Paula disse...

Está lindo o novo visual do blog! Quente e alegre. Beijos

rapa do tacho disse...

Olá!
Concordo com você, é difícil mas dá pra se habituar sim... Eu também venho de um lugar onde 18 graus no inverno já é motivo de notícia :)

Apenas passei uma semana na suécia e achei fantástico ver a neve, as perigosas lascas de gelo nos telhados, etc, mas acho que tanto tempo sem ver o sol deve ser bastante complicado... nunca passei pela experiência (em PT há frio mas quase sempre há sol).

Talvez volte à Suécia em Setembro (Estocolmo). Depois queria dicas sobre coisas interessantes nesse mês.

Acompanho sempre seu blog e gosto muito!
Um abraço, boa primavera!

Anônimo disse...

Olá Lua!
Sortuda? porque a Suécia está mesma altitude do Alaska? rsrsrs Só vc. Lua... Mas, muito obrigado pelas dicas de como "sobreviver" no inverno sueco! rsrsrs O ser humano se acostuma a tudo. Se adapta a tudo. realmente cheguei na Suécia em fevereiro e sofrí um bocado. Nem caminhar eu podia... pois meu nariz escorria muito e chegava a sair sangue, as vezes. Dias brancos ou nublados me deixam muito depressiva. Sou do sol. A vida inteira no sol. Moro no litoral do Nordeste. E já morei na Região Norte, em algumas cidades de lá. Inclusive Porto Velho!! Então não tenho uma boa relação com o frio...rsrsrs. meu namorado é sueco, e também não gosta de frio. pois ele sempre trabalhou em outros países quentes. Ele agora está aí, trabalhando. e eu aqui no Nordeste do Brasil. mas, ele não tem planos de morar todo o tempo aí. 6 meses de verão aqui e 6 meses de verão ahí! perfeito né? rsrs Beijos. Dulce