Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

Coisas de sueco...

Hoje lendo o blog da Ana Paula , pensei num costume sueco que já é tão natural pra mim que eu até esqueço que um dia eu achei esquisito!

Bom, sei que tem gente em muitos países que fazem isso, inclusive no Brasil, mas não conheço nenhum outro país em que tirar os sapatos antes de entrar na casa de alguém seja tão importante! (Tudo bem, eu não coheço tantos países assim!)

(tapete de entrada que diz em sueco: "tire seus sapatos")

Na minha casa no Brasil a gente sempre fica de sapato, na rua, em casa, no hospital, na escola, onde for! Claro que esse costume aqui na Suécia também está relacionado ao clima, pois aqui neva bastante e a neve (e o sal que colocam nas calçadas e ruas pro gelo derreter) ficam pregados na sola do sapato e depois que derrete vira uma meleca! Então já imaginou passar o inverno todo lavando o chão da sua casa quase todo dia? Não faz sentido. O lema dos suecos é praticidade, portanto a saída mais lógica é tirar logo os sapatos!

Na casa de todo mundo tem logo no corredor um armário ou um cantinho para colocar os sapatos, casacos, cachecol e assim por diante. Pode ter certeza que sendo inverno ou não, se você entrar na casa de alguém e não tirar os sapatos, a pessoa não vai ficar nada feliz!

Já em hospitais, consultórios de dentista, créche e lugares desse tipo, eles colocam na entrada saquinhos azuis de plástico com elástico, pra você colocar por cima do sapato e tirar na hora que for embora. É uma coisa horrível, mas tudo pela higiene...


Mas na maioria dos lugares públicos não é preciso tirar o sapato, o que é ótimo, mas quando neva muito, fica realmente um terror! Em supermercados eles colocam tapetes bem grandes na entrada, que rapidamente ficam ensopados e mesmo assim o chão fica muito sujo. É nessas horas que eu entendo completamente o sentido dessa prática!

E é claro, tirar os sapatos nos faz pensar em muitas outras coisas, como as meias! É sempre importante lembrar que vão ver sua meia, portanto não saia com meia suja, furada, feia...hehe. O ruim de andar tanto de meia por aí é que elas acabam ficando encardidas mais rápido do que o normal, e também furadas.

O estranho também é que já ouvi falar que antigamente era considerado falta de educação andar descalço na casa dos outros. Mas parece que isso já passou...imagina o dilema no verão! Meia bege é o fim!

Portanto antes de visitarem a Suécia, já sabem: abasteça seu estoque de meias!

9 comentários:

Ana Paula disse...

Minhas crianças adoraram este costume! Acharam que este é um bom país de se morar e ficar de meias! Beijos

Vanessa disse...

Oi, Lua! Eu acho bem legal isso! Faz sentido até pra não trazer a sujeira da rua pra dentro de casa, independente da neve :)

Mas... uma pergunta me vem à cabeça: e quem tem "chulé", como fica?

Há algum tempo eu queria saber isso, porque quando fui à Alemanha (no inverno) fiquei na casa da irmã de uma amiga indiana, daí tirava o sapato e tal, mas fiquei imaginando que ia ficar numa saia justa se eu sofresse desse problema! E não tive coragem de perguntar pros meus anfitriões, heheheh!

Lua Dandara disse...

Oi Vanessa, realmente acho que é um problema, acho que a dica é usar uma meia limpa todo dia...acho que talvez o fato das pessoas usarem 2 meias ou uma bem grossa ajuda...eu já pensei nisso, mas nunca senti nada suspeito..hahaha!

Josane Mary disse...

Oi, Tudo certinho?
Muito encantador o seu blog!
Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual!

Tenha um ótimo dia, nessa Suécia, que conheço e acho linda (e gelada no inverno!) Mas é Primavera agora, então aproveitemos!
Grande abraço!

Marina Sena disse...

Visitem meu blog e post comentáriios: Meio Ambiente: planetaterranaweb.blogspot.com

Juventude:
teen110.blogspot.com

Bruna Piloto disse...

Olá lua=)
sou apaixonada pela Suécia e derivados.. e seu blog está fazendo minha alegria :)
gostaria que se desse, vc me adicionasse no messenger.. para trocarmos figurinhas pq tenho muitos planos pela Suécia :)
ahardnuttocrack@hotmail.com
desculpa, ser assim, mas teu blog me deixou mt a vontade.. e já até tirei os sapatos na entrada! :P
bye _o/
Bruna.

Lu_Russa disse...

kkkkkkkkkkkkkk

SUPER coisa de russo também !!!

não pode ter chulé !!! rsrsrs

Dulce disse...

Olá Lua! Eu achei muito estranho este hábito dos suecos, mas entendo o motivo. E como quase não uso meias aqui no nordeste... (Acho que só com tênis).Usamos mais sandálias. Tive que comprar muitas meias, nos 3 meses de inverno que estive aí. Eu também não gosto de andar descalça ou com meias, pois elas ficam demais encardidas. Então no próximo ano eu vou comprar um caminhão de meias para mim. kkkkk. Aproveite a linda primavera cheia de flores da Suécia! Adooooro!!! Bjos. Dulce

Isabel Lautenschlager Santana disse...

Amei o seu blog, muito legal.
Deixo o blog Belas Artes Médicas.