Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coisas que se aprende depois de um caos internacional

- Mantenha-se informado (a), verifique sempre se seu vôo está confirmado/atrasado ou cancelado.
- Tenha seus documentos importantes e necessários num lugar separado, seguro e que facilmente possa pegar. Eu costumo usar uma pasta transparente, com os detalhes da passagem, o cartão de embarque e o passaporte juntos.
- No caso de cancelamento, caos e etc, muita calma nessa hora. No caso de atrasos e cancelamentos a empresa aérea tem obrigação de recolocar o passageiro em outro vôo e fornecer comida no caso de longos atrasos e acomodação em um hotel quando já é tarde da noite.
- Inglês é essencial, na hora de um caos é muito difícil haver tradutores nos balcões ajudando quem não consegue se comunicar.
- Priorize o que você tem que fazer. Na maioria das vezes, comer e ir ao banheiro, pode esperar.
- Mantenha-se concentrado (a) na sua missão: resolver seu problema, seja arrumando um hotel pra ir dormir, conseguir entrar em outro vôo que não tenha sido cancelado ou conseguir a mesma viagem de trem/ônibus (quando isso é possível).
- Acredite que você vai achar uma saída, pode ter certeza que sentar num canto e chorar não vai ajudar em nada. Respire fundo.


- Seja educado (a). Na Europa as coisas não funcionam no grito nem com barraco. Pelo contrário, você pode acabar entrando numa fria, sendo considerado suspeito e/ou perigoso, correndo risco de ser deportado.
- Seja objetivo, explique seu problema e a solução que você procura. Não fique reclamando de tudo e enchendo linguiça, provavelmente existem muitas outras pessoas passando pelo mesmo problema que você que também precisam de informações e ajuda.

Pra resumir, a chave do sucesso é mesmo ter calma e correr atrás do que se quer. Mas também, acho que isso se aplica em muitas situações nessa vida, não é mesmo?

2 comentários:

Anônimo disse...

Menina, ótimas as suas dicas Lua! Principalmente a do "não resolver as coisas no grito ou fazendo barraco". Essa serve bem pra mim, já q sempre em situações dificeis acabo partindo pra ignorancia! rsrs. Fique doida pra saber da saga sobre a sua bagagem... Levou muito tempo pra recuperá-la?? Adoro seu blog (sempre estou por aqui, mesmo que não comente), não nos abandone, ok? rsrs Beijos! :-)

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas Lua! Vc. é tão bemmais nova que eu e me ensinando a ser calma em todas as situações. Aqui no Brasil as coisas se resolem mais no grito, mas sei que na Europa é bem diferente. E haja calma...rsrs Beijos. Dulce