Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Coisas de sueco...

Há mais ou menos um mês eu comecei na academia, afinal não adianta apenas comer bem, é preciso se movimentar!

Mas eu devo confessar: eu nunca gostei de ir pra academia! Já dancei durante muitos anos, mas academia mesmo nunca foi a minha praia. Mas eu engoli meus preconceitos e fiz minha matrícula. E estou adorando e tentando manter um ritmo à medida do possível.

O preço eu achei bem razoável comparando com as academias que conheço no Brasil. Eu como estudante pago 245 coroas por mês (com contrato de um ano), o que corresponde à 60 reais. Tendo direito à ir à qualquer academia da rede Friskis & Svettis (é o nome da academia) em Gotemburgo, e fazer quantas aulas eu quiser.


Mas algumas diferenças "culturais" me chamaram a atenção, coisas que pra mim é realmente MUITO estranho.

Em primeiro lugar é que assim que você passa da área da recepção da academia, tem uma linha que diz "limite dos sapatos", ou seja, o sapato que você usa na rua deve ser tirado e você a partir dali deve andar de meia, e claro, trazer com você um tênis para treinar que esteja bem limpo. Eu acostumada a já ir pronta com a calça, tênis levei um susto quando vi o sinal no chão! Muitas pessoas deixam os sapatos numa prateleira enorme nos vestiários, mas eu que não vou largar meus sapatos lá! Não consigo confiar tanto assim...

Nos vestiários existem vários armários e cada um leva seu próprio cadeado, até aí tudo bem, mas pra mim o estranho mesmo é que os chuveiros são completamente abertos, um do lado do outro, sem porta, sem nada. É claro que os vestiários são divididos entre masculino e feminino, mas eu devo ser mesmo um bicho do mato, porque eu não consigo tomar banho assim ao ar livre na frente de um monte de gente estranha!!

A terceira coisa de sueco da academia é que os alunos que limpam os equipamentos. Por exemplo, a aula que eu mais gosto é a de Indoor Walking, que funciona como o Spinning, só que é de caminhada. Também é uma sala pequena, com pouca luz, música animada e uma professora nos acompanhando. No fim da aula cada um pega uma toalha e um produto pra passar na toalha, e cada um desinfeta o aparelho que usou! Isso eu acho realmente legal, afinal já pensou cada final de aula alguém ter que entrar lá pra limpar tudo ou então deixar os aparelhos sujos com suor de gente diferente o dia inteiro? Na parte de musculação também se espera que os alunos limpem os aparelhos usados, apesar que nem todos fazem isso sempre.
Será que eu sou a única a achar tudo isso esquisito? Estarei sozinha? Tirando a parte do banho "comunitário" acho o resto bem razoável e uma boa idéia para manter o local limpo! Bem coisa de sueco mesmo!

5 comentários:

S. W disse...

Oi. Isso dos sapatos é novo pra mim, mas a academia que eu frequento aqui no Brasil já usa esse sistemas em que os alunos limpam seus próprios equipamentos. Do lado das bikes, equipamentos de musculação, e dos colchonetes, sempre ficam lencinhos ou paninhos com alcool para usarmos. Então vc tem a opção de usar o aparelho limpo ou não.

Essa do banheiro é muito estranho mesmo. Pelo menos não é como nas saunas que todo mundo fica peladão juntos, pq eu sou super jeca tatu pra isso.

Beijao

Anônimo disse...

Oi Lua, sempre acompanho seu blog e já estava com saudades de noticias de vcs!! E vou ser sincera: sempre quis saber como vc tinha ido parar ai mas achava muita indiscrição da minha parte perguntar... Adorei saber como foi que vcs se conheceram! Super romântico! Vcs são uns fofos! Obrigada por compartilhar um pouco da Suécia comigo. Beijos!

Lua Dandara disse...

Oi Simone, na minha academia tem também sauna, mas acho que é separado pra homem e mulher...e fica todo mundo peladão mesmo... Sou jeca tatu que nem você! hehehe

Anonima, que legal saber de pessoas que leem meu blog! Se você quiser pode também me mandar perguntas por email se não quiser escrever aqui! :)

Ou melhor, qualquer leitor(a) é bem-vindo(a) à me fazer perguntas e sugestões para o blog, por comentário ou email! É sempre legal ter idéias novas...as vezes fico super sem inspiracão!

Beijos!

rapa do tacho disse...

Ola Lua!
Acompanho o seu blog desde o início deste ano, quando estive em Estocolmo 1 semana. Também achei curioso num local que fui visitar, ter que deixar os sapatos à entrada e usar uns calçados tipo pantufas, disponíveis para todos. Claro que é compreensível, principalmente com a neve que deixam os sapatos molhados, terem esta atitude. Mas há outros locais aí com as mesmas regras, não? Eu pensei que fosse algo muito comum. Eu achei divertido, até tirei foto calçando os sapatinhos de interior :D
Ah, como sei que gosta de filmes, eu vi hoje a 2ª parte do filme Millennium: Flickan som lekte med elden. Achei bom mas o 1º é muito mais empolgante.

Gosto muito de ler as suas mensagens.
Beijos!

M disse...

essa de limpar os equipamentos é comum nas academias do RJ lua :)

flanelinha + alcool com essencia de ervas