Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Comendo de acordo com a estação!

Agora, num post mais alegre, vim contar uma das minhas receitas preferidas e rápidas: torta de maçã.

Setembro e outubro é a época da maçã, e em todo lugar eu encontro árvores apinhadas! O triste é que por ser uma quantidade enorme, a grande maioria das frutas acabada estragando e sendo jogadas fora. O governo pretende tomar uma providência (provavelmente para o ano que vem) para que essas frutas extras sejam aproveitadas, afinal é um absurdo jogar tanta comida fora com tanta gente passando fome!

Nem é considerado grosseria pegar as maçãs dos jardins das pessoas, claro que você não vai abrir o portão e entrar lá no quintal, mas se a árvore fica próxima à calçada, é muito comum que as pessoas peguem algumas. Em uma rua eu vi uma cesta na calçada cheia de maçãs, com uma placa: "Coma as maçãs, leve para o trabalho, para os amigos..."

Ontem Eric e eu estávamos caminhando com a Bella e passamos pelo jardim da biblioteca (antiga prisão) do meu bairro, e aproveitei para colher lindas maçãs! Fazia tanto tempo que não fazia essa torta, e realmente valeu a pena! É uma receita fácil, crocante e deliciosa!


Ingredientes (8 pedaços):
- 2 xícaras de farinha
- 1/2 xícara de açúcar (quem quiser pode colocar mais, mas acho desnecessário porque fica doce mesmo assim))
- 2 xícaras de coco ralado
- 200 g de manteiga

- 4 maçãs
- canela (mais ou menos 2 colheres de chá)

Mais simples, impossível. Misture a farinha, açúcar, coco raldo e a manteiga derretida. Forre uma forma de tamanho médio (não precisa untar a forma). Corte as maçãs no meio, retire as sementes e corte em fatias finas. Arranje da forma que preferir os pedaços de maçã em cima da massa, jogue a canela e leve ao forno 200 graus durante 25 minutos. Pronto! Quem quiser pode comer a torta com molho de baunilha, mas ela pura também é uma delícia! Pra mim a melhor parte são as bordas que ficam bem crocantes!

Bon apetit!

3 comentários:

Gabi Paulsson disse...

Lua, vou experimentar a receita. Fazia tempo que queria uma receita de torta de maca. Todas a vezes que pergunto pra alguma sueca, elas nunca me passam a receita.... vai ver que nao querem revelar os seus segredos culinários hehehe.
Beijossssss

:) disse...

Muito legal seu blog!
Logo logo estarei mudando pra Inglaterra e terei que me adaptar também. Não creio que seja muito difícil. Difícil mesmo é se adaptar a morar nessa merda de país aqui né. Rs.
Então.. já viu a aurora boreal?
Deve ser o máximo e está na minha lista de coisas pra fazer antes de morrer. ;)

Anônimo disse...

Hummm ficou com uma cara ótima Lu =)

me deu água na boca!!

bjo da Juuu!!