Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Vida nova

Ontem fez 1 mês que eu comecei na universidade, e me sinto segura com a minha escolha. Acho os assuntos super interessantes! Durante tantos anos eu não tive a menor idéia do que eu gostaria de estudar, mas de fato, comida e saúde me interessa e muito! Saber balancear o que se come, escolher uma refeição...

Também percebo o bem que eu fiz à mim mesma ao escolher parar de comer carne há mais de dois anos e de não beber refrigerante há tantos anos (pra falar a verdade, eu já perdi as contas, mas eu acho que não bebo refrigerante há 8 anos!). Também percebi que me tornei mais sensível à doces. Já não tomo café com açúcar há meses, e geralmente prefiro comer chocolate escuro... Eu deveria mesmo escrever um post sobre todas as minhas mudanças desde que me mudei pra Suécia, que não são poucas!!!

Outra coisa muito positiva de ter entrado na universidade é que eu tenho tido muito mais contato com suecos e com a língua sueca. Não é fácil assistir horas de aulas só em sueco! Mas estou me acostumando. Nesse mês vamos ter aula de "Basal Nutrition" e nossa professora é norueguesa. Apesar dela se esforçar (e muito) para falar sueco, ela tem um sotaque inegável. Quem já escutou norueguês sabe que é uma língua bem cantada, acho tão bonitinho! Certas palavras que ela fala eu demoro um pouco pra entender o que ela quis dizer, mas no fim dá tudo certo. Tenho conhecido muitas pessoas legais e feito amizades. Eu passo o dia todo falando sueco que quando eu chego em casa é difícil não pensar em sueco também. Outro dia falando com meus pais eu tive uma certa dificuldade pra me expressar porque tudo o que eu pensava em dizer era em sueco, e eu não conseguia achar a palavra certa em português! Isso é tão frustante às vezes!


Ainda bem que em dezembro vou viajar para o Brasil para passar o natal com a minha família! Nem consigo acreditar que já vai fazer 2 anos que eu não vou para "o outro lado do oceano"! Eu fico imaginando como será falar português todo o tempo, passar calor ao invés de frio, andar de carro ao invés de bonde, comer frutas frescas e maduras sem ter que pagar uma fortuna... Fico também pensando se eu vou passar por choques culturais por já estar acostumada com a vida aqui... Não vejo a hora de viajar!

Fotos de quando estive no Brasil em janeiro de 2009 :)

Um comentário:

novavidanovelhomundo disse...

Oi Lua, que ótmo ler notícias tão boas tuas!!
Que ótimo que estás pensando em sueco, é quando anda mais rápido o aprendizado, e te entendo quando ficas frustrada com o português... mas com poucos dias de Brasil vais te acostumar e volta ao "quase-normal".
Vais ter muitos choques por aqui sim, e espero que voltes pra contar. ;)
Beijos!