Páginas

sábado, 19 de setembro de 2009

Håkan Hellström

Continuando a série de posts que ficou empacada no primeiro post: músicos suecos!
A primeira vez escrevi sobre a banda "Oh Laura", nesse post aqui. Dessa vez vou escrever sobre um dos meus artistas suecos preferido: Håkan Hellström. (Se não meu favorito!)

Minha mãe carinhosamente o apelidou de "Pápápá", por conta de uma música dele que ela adora, que é também a música mais famosa, chamada "Känn ingen sorg för mig Göteborg" que vocês podem ver nesse link. Traduzindo: "Não sinta pena de mim Gotemburgo".

Håkan, (que se pronuncia "rócan"), é um cantor de música pop, que apesar de ter uma voz diferente e ser muitas vezes criticado por não saber cantar é muito reconhecido e aclamado.
(Eu adoro a voz dele!)
Antes de ficar famoso ele tocava numa banda chamada Bröder Daniel, mas largou e seguiu carreira solo, e em 2000 ele se tornou um "hit" justamente com a música "Känn ingen sorg för mig Göteborg".Ele é de Gotemburgo e se tornou um dos grandes orgulhos da cidade. Ele que escreve suas próprias músicas, sempre em sueco, e muitas vezes com referências de lugares e ruas em Gotemburgo.
Aqui os bondes sempre têm um nome na frente, e um deles foi batizado como "Håkan Hellström"! A maioria das músicas dele são super animadas, e eu acho muito difícil não gostar!

Além de tudo, ele tem uma grande paixão pelo Brasil. Adora música brasileira, já viajou pro Brasil várias vezes e inclusive é casada com uma mulher brasileira/sueca.
Tem um vídeo no youtube muito legal, que é ele cantando em português "Vamos fugir" e na platéia está o Gilberto Gil sentado entre a rainha e a princesa da Suécia. Veja o vídeo aqui.
Apesar do sotaque achei que ele cantou super bem! Ouvi dizer que ele até sabe falar português...

Ontem teve show dele aqui em Gotemburgo e eu infelizmente não pude ir...Fiquei mais triste ainda quando li no jornal que o show foi mara e que ele cantou todas as músicas que eu mais gosto...Mas enfim, fazer o que né?
Fui no show dele ano passado e a-d-o-r-e-i! Ele tem muita energia e o show dele sem dúvidas vale a pena assistir! Muito bom!

Outro vídeo que vale a pena conferir é "Kom igen Lena".

Ps1.: Pra ver a matéria no jornal Göteborg Posten clique aqui. (Em sueco)

Ps2.: No canto direito você pode ver vídeos do Håkan também.


2 comentários:

Sanna disse...

Vad roligt att höra ifrån er och kul att ni har hittat bloggen! Synd att den inte är på svenska bara! Men vi får väl hålla utkik efter bilder i stället! Om vi har vägarna förbi någon gång kommer vi gärna in om så att dom får leka lite. Samma gäller er, om ni har vägarna förbi så kom och hälsa på! Helene har pratat lite om en valpträff i oktober, kommer ni i så fall? Ha det bra!

Lidi disse...

Menina, vc é muito corajosa. Eu teria dado um ataque de perereca, como diz minha amiga Jana.

Passou uma dessas venenosas pelos pés do Mons qdo ele tinha 4 anos. A mãe que viu resolveu não dizer nada pra ele não entrar em pânico (sangue frio). Tivesse sido eu era capaz de eu provocar o ataque da cobra de tão desesperada que eu ia ficar.

O site da Gwyneth:
http://goop.com/

Beijos!