Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

Barcelona!!!

Estou de volta, e nossa, A-M-E-I Barcelona!!! É realmente muito diferente do que eu imaginava, muito melhor!
Foi a primeira vez que fui pra Espanha, mas não a última! :)

Achei Barcelona muito parecida com o Rio de Janeiro, e conversando com outra brasileira vi que não sou a única com essa opinião. Barcelona (talvez toda a Espanha?)tem uma certa mistura entre lugar de 1o e 3o mundo. Tinha vezes que eu achava que estava no Brasil, outras coisas que me lembrava da Suécia. Mas é uma mistura muito harmoniosa(do meu ponto de vista).

O clima pra começar, era extremo! Hahaha...Talvez eu tenha me desacostumado, mas quem me conhece sabe que eu nunca fui muito fã de calor. Todos os dias víamos os termômetros atingirem 35c e de noite não era muito diferente, talvez 27c. O que até é legal, pra ir pra praia, nadar, pegar um bronze...Mas quando você decide "turistar" e andar pra cima e pra baixo numa cidade enorme, o sol intenso é uma grande desvantagem, e eu que detesto suar.(O bom é que o céu azul com poucas nuvens deixou nossas fotos liiindas!) No fim do dia a dor nas pernas e nos pés era gigantesca, e a nossa única vontade era ir pro albergue, tomar banho e dormir.

Barcelona é uma cidade bem cosmopolita, sempre cheia. E com muuuuuitos turistas. E por isso a parte central é um lugar onde você precisa de muita atenção com "carteiristas", ou você vai voltar de viagem sem câmera e sem dinheiro. Eu como sempre muito neurótica andava com a minha bolsa fechada com um cadeado! Hahaha...E a minha câmera bem apertada na minha mão, já que ía ser muito cansativo abrir e fechar a bolsa cada vez que eu fosse tirar uma foto...E felizmente voltamos de viagem com tudo que levamos, só que com menos dinheiro(ou nenhum?!), algumas comprinhas e muita cultura!

Lá se fala catalãno, que é bem parecido com o espanhol, mas parece ser meio misturado com francês. Preciso contar que gastei o meu espanhol que mal existe!!! Como o português me ajuda! Se eu só falasse inglês estaria perdida. Eu entendia o que eles falavam e pelo visto eles também entendiam meu espanhol super capenga.
Nos lugares turísticos e albergues sempre falam inglês, mas nas ruas e restaurantes, pode esquecer. E sinceramente, acredito que eu falo melhor sueco que espanhol! Tinha horas que era difícil. Eu sou do tipo que pede informações pra todo mundo ao invés de ficar andando perdida. Então minha saída era ir até pessoas que pareciam locais e perguntar começando com um !Hola! Descobri que o povo da Catalunya é muito amigável e prestativo. Muitas vezes as pessoas caminhavam com a gente até um certo ponto para mostrar qual sentido tomar, ou rua, só pra ter certeza que não íamos nos perder.

Já em restaurantes a história era diferente. Não sei se foi azar, mas a maioria dos garçons foram extremamente rudes conosco. E sempre super impacientes para explicar o que tinha num certo prato. Esse foi um dos pontos negativos da viagem: comer. Não a comida espanhola, pois era muito gostosa, mas conseguir achar um lugar pra comer e poder realmente comer.
Primeiro: pra todos os cantos haviam bares/restaurantes, e geralmente serviam lanches ao invés de comida mesmo.
Segundo: muitas vezes por ser metade bar o lugar tinha caça-níqueis e muita gente fumando, pelo visto é muito comum e muito bem permitido fumar em lugares públicos. Do que adianta um lugar com ar-condicionado se tá cheirando à cigarro?
Terceiro: os espanhóis parecem ter uma grande incapacidade de entender o que a palavra "vegetariano" significa. Um garçom tinha a coragem de dizer "mas é só um pouco de carne, só pra dar o sabor..." e eu pensava "não importa se é muito ou pouco, eu NÃO como carne seu idiota!" (Bom, esse foi um dos bem grossos que encontramos)... A nossa única solução foi comer frutos do mar a viagem inteira.
Quarto: o preço! Mas isso tem que ser um capítulo à parte...

Uma grande observação sobre Barcelona é que tudo é MUITO, mas MUITO caro! E olha que nós moramos na Suécia, onde supostamente nada sai barato. Quando contávamos isso no albergue ninguém acreditava que se come por muito menos na Suécia. Claro que também tem a diferença cambial entre o euro e a coroa sueca, mas mesmo assim, é caro. Era realmente muito difícil achar um almoço por menos de 8 euros. Aqui em Gotemburgo facilmente se acha por 60, 70 coroas...O que seria uns 5,50 ou 6 euros. No meu restaurante preferido com comida vegetariana em um dos melhores bairros de Gotemburgo, um prato de comida, mais salada (o quanto quiser), mais água e café custa 70 coroas. E você sai mais que satisfeito, pois além de deliciosa a comida enche mesmo.

Os outros programas de turistas também eram bem caros, mas fazer o que? No fim só entramos em uma casa de Gaudí...vou colocar fotos depois!

Agora vou indo que está bem tarde...Amanhã tem mais!





Nenhum comentário: