Páginas

domingo, 1 de novembro de 2015

A cidade de Malmö


Dias desses recebi o email de uma leitora feliz de encontrar meu blog e hoje meu pai veio novamente tentar me incentivar à voltar a escrever. Confesso que já pensei nisso muito mas às vezes por falta de prática, tempo ou motivação deixei pra trás. Mas daí lembro o quanto era prazeroso escrever por aqui e perceber que várias pessoas se interessam pela sociedade sueca e pelo conteúdo do blog. 

Bom, pensei em escrever um pouco sobre Malmö! Que tal?



Meu melhor amigo diz que toda vez que eu vou falar de Malmö eu digo "fica do lado de Copenhagen"! hehe E de fato, um dos grandes fatores para o desenvolvimento de Malmö é justamente ser uma cidade vizinha da capital Dinamarquesa. Em 1995 foi iniciado um projeto para fazer uma ponte que conectasse as duas cidades (antigamente a viagem era feita à barco) e em 2000 a ponte foi inaugurada, juntando de vez Malmö e Copenhagen. A ponte de Öresund tem 7,845 metros de extensão e 204 metros de altura. A viagem de trem dura em média 35 minutos, de um centro ao outro e o trem passa com frequência. Além disso a ponte conecta Malmö ao aeroporto Kastrup (de Copenhagen) em apenas 20 minutos, facilitando muito a viagem para o resto do mundo àqueles que moram no sul da Suécia como eu. 


(A ponte Öresund é linda, mas conto mais sobre ela em outro post!)


 Bom! Voltando à Malmö! Como eu disse no último post, Malmö é a terceira maior cidade da Suécia e possui cerca de 320 mil habitantes. Malmö faz parte da região Skåne, também chamada de Scania em inglês, e fica bem na "pontinha" da Suécia, no sul. Como vocês podem ver na foto aqui em baixo:


Malmö é a 6a cidade mais "bicycle friendly" do mundo (Copenhagen é a número 1)! E em uma outra pesquisa foi votada como a melhor cidade para se andar de bicicleta na Suécia! Confesso que antigamente eu morria de medo de andar de bicicleta em uma cidade, mas aos poucos tomei coragem e hoje não imagino mais ir à lugar algum sem minha bicicleta! Em Malmö existem ciclovias em praticamente toda a cidade e por ser pequena a distância entre dois pontos na cidade raramente ultrapassa mais que 15 minutos de pedaladas! É um ótimo exercício físico, barato e ainda por cima bom para o meio-ambiente! 



Um dos símbolos mais famosos de Malmö é o Turning Torso, esse prédio diferente e "enrolado". O Turning Torso é um prédio de 190 metros (54 andares) e é o mais alto da Escandinávia! O prédio foi inaugurado em 2005 e possui 147 apartamentos. 


Ele fica localizado no bairro Västra Hamnen, próximo ao mar e á praia, mas é uma área que venta MUITO! Já ouvi dizer que quem mora lá mal pode abrir as janelas de tanto que venta! De qualquer forma, é um bairro muito moderno, limpo e lindo!


Em Malmö existe também um passeio "beira-mar" chamado Ribbersborg, onde tem tanto praia quanto uma pista para caminhadas e/ou pedaladas! É uma delícia! A praia devo dizer que deixa um pouco à desejar, mas vale a visita!




A cidade de Malmö é uma cidade em desenvolvimento constante. Eu moro aqui desde janeiro e vejo que muita coisa já aconteceu nesse meio tempo! E pelo o que ouço de amigos e colegas, Malmö desenvolveu e cresceu muito nos últimos 5-10 anos, com novas empresas, novos hotéis e restaurantes. Só nesse ano, 3 restaurantes receberam uma estrela Michelin! Eu jantei em um deles em junho e foi realmente incrível! Vou escrever depois mais sobre isso!


Malmö tem uma grande diversidade cultural. Se calcula que em torno de 30% dos habitantes de Malmö sejam imigrantes nascidos fora da Suécia (entre eles, eu!). E que existem pessoas de 174 países diferentes que moram aqui. Malmö é uma cidade jovem, sendo quase metade da população (48%) abaixo de 35 anos (eu também!)! 

O sotaque de Skåne é bem diferente do resto da Suécia. Ele é bem mais enrolado e puxa mais pro "R", e de certas formas, lembre um pouco o dinamarquês. Curiosamente, dinamarqueses tem mais dificuldade de entender o sueco falado por pessoas de Skåne do que de pessoas de Estocolmo! Mas os  "skånenses" entendem muito mais dinarmarquês do que suecos de outras partes da Suécia! Isso porque durante muitos anos dinamarqueses emigraram para Skåne por conta da moradia mais barata e  muitos suecos trabalham do outro lado da ponte e comutam diariamente entre Malmö e Copenhagen!


Gostaram de conhecer um pouco mais sobre Malmö? É uma cidade diferente e interessante, bem sueca mas com uma ótima mescla e influência de outros países!

5 comentários:

Ana Paula disse...

Lua, um beijo para seu pai. Ele é incrível nesse incentivo em te fazer voltar a escrever!
você escreve muito bem, prende-nos a atenção.
E claro eu adorei conhecer Malmö por aqui.
Beijo e volte logo!

A.Blenda disse...

Continue escrevendo lindaaa bjsss !!! 😘

Geovana disse...

Bom dia, Lua! Acho seu post muito interessante. Frequentemente leio notícias sobre a Europa e percebi que muitos refugiados vindos do oriente médio estão adentrando na Suécia. Vi numa reportagem também que esse número é mais concentrado nas grandes cidades, como Estocolmo e Malmö por exemplo, onde você está morando agora pelo que percebi. Gostaria de saber como é seu convívio com eles, se você se depara diariamente com eles no cotidiano, se já conhece algum e tem contato, etc. Também vi uma reportagem que uma pessoa de um centro de demandantes de asilo matou uma mãe e seu filho no IKEA, até agora não fiquei sabendo se era refugiado ou não... Você sabe algo sobre isso? Fico com medo de um país tão seguro como esse e que eu ainda pretendo viajar para conhecer se torne perigoso tanto para residentes como para turistas. Aguardo respostas e agradeço!

Anônimo disse...

Cadê o Erik que não aparece mais no blog? Fala um pouquinho sobre como foi morar nas três maiores cidades da Suécia e qual delas é sua preferida :)

Kike DeBritto disse...

Bacana o post, me interesso bastante pela Suécia e, em especial, Malmö! Ainda não destrinchei o blog e estou conhecendo o conteúdo por este artigo heheh.

Abraços,

Henrique