Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vida selvagem


Uma das coisas interesantes de se morar na Suécia é o contato com a natureza! Claro, se você morar no centro de Estocolmo você não vai ver muita coisa, mas no meu caso que moro fora de Gotemburgo, quase no "interior" (hehe, não exatamente), vivo vendo animais selvagens.

Já perdi as contas de quantas vezes eu vi veados na floresta, ou até mesmo no quintal da minha casa, roubando as frutas das árvores... Patos e cisnes são também bem comuns. Já vi lebre selvagem do lado de fora de um hospital, ou atravessando a estrada.


Aqui só existe 1 tipo de cobra que é venenosa, e numa mesma semana, 2 meses atrás, vi 3! Sendo que o Eric que sempre morou aqui nunca tinha visto antes...

O mais fofo de todos que já vi é porco-espinho!!! É muito lindo! Aqui eles são diferentes, um tanto quanto inofensivos. Na verdade, eles são tão medrosos que quando vêem alguém eles ficam imóveis tremendo muito. Dá até pena de olhar pra eles!



O único que ainda não tive a sorte ou azar de encontrar foi alce! Todo mundo diz que são super comuns, que estão por toda a Suécia, mas eu nunca vi! Ainda!

7 comentários:

Sara disse...

hey lua! your blog looks really nice and cozy! (although I can't understand much) you seem to be an outdoor person! and thanks for the comment on the photos. I am delighted every time someone says something nice about my pictures!

keep up the writing ! /Sara

Anônimo disse...

Oi Lua!!
Gente, porco-espinho eu nunca vì, mas jà deu pena quando falasse que ficam tremendo!
No Brasil eu sò via animais de estimaçao... rs entao aqui também adoro quando cruza uma raposa na rua, quando vejo patos e cisnes no mar, etc.
E alce jà vì! Primeiro no Skansen, claro, mas depois vì perto da estrada, enquanto passava de carro com meu sogro. Se ele nao tivesse me dito o que era eu nao teria acreditado!
Beijos e bom finzinho de semana!

JanaLana disse...

Oi Lua!!! Pois é, para ver um alce, aliás vários, eu tive que ir a um parque. Depois dá uma olhada no meu álbum. São lindos!!!! DE repente, quando vcs vierem para os lados de cá, a gente visita um. Bju*
Jann

Lua Dandara disse...

Mari e Jan, na verdade eu já vi alce...mas no Skansen e no Slottskogen...então não vale né! Eu nunca vi na "vida selvagem"...hehe

Lidi disse...

Que fofo o porco-espinho.
Alce eu já vi, qdo acampamos pela Suécia. Fomos bem para dentro de uma floresta e de manhã depois de acordarmos e tomarmos café, qdo estávamos saindo pela estrada passaram três, correndo atravessaram na nossa frente. Tb acho o máximo esse contato com a natureza, dá uma sensação boa ver os animais em seu habitat natural. Cobra eu só vi uma pequenininha e tão rapidamente (graças a Deus!) que nem deu tempo de ficar com medo.

Mas lembro que em 2004, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro eu vi duas baleias, uma mãe e uma filhotinho, na praia. E foi legal que o lugar onde eu estava a areia é em nível mais alto que no mar então deu pra ver bem. Estavam a caminho de Trancoso. Achei o máximo e me considero tão sortuda de tê-las visto.

Já vi tb porco-do-mato (acho), vildsvin como eles dizem aqui, mas esse foi na França durante nosso espírito aventureiro de viajar de carro e acampar no mato, hehe. E cegonhas, muitas cegonhas (que são raras).

Beijos!

P.S. Escrevi um post dentro do seu, hehe.

Lidi disse...

Momento vc sabia:
essa foto que vc colocou é de um kopparorm, ou licranço. É na verdade um lagarto sem pé.

fonte: o botânico de horas vagas

luciana Pereira disse...

Encontrei o teu blog a pesquisar na net...mas como vivie na suecia e nunca tinha me apercebido que a suecia é tão selvagem..sempre so tive contato na floresta com cogumelos...rsrsrs..mas é bom saber do perigo que existe de cobra na escandinavia..Parabéns o conteudo do teu blog ta muito bem escrito e que dá vontade de ler ainda não parei desde de ontemm...beijinho