Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Blueberry, Blåbär ou Mirtilo

Minha outra descoberta aqui na Suécia foram as "berries" da vida. Framboesas, amoras, morangos e meu favorito: mirtilo.

Na Suécia o mirtilo nasce naturalmente todos os anos nas florestas e em enorme quantidade. Quem quiser pode pegar sua cesta ou saco plástico e ir á colheita. A melhor época é entre julho e agosto, e o único segredo é paciência.

Ano passado eu deixei essa oportunidade passar, mas esse ano fui tantas vezes pegar mirtilo que o Eric já estava ficando cansado. Aqui na Suécia o mirtilo pode ser usado para várias receitas: sopa(doce), suco, muffin, torta, bolo, puro com açúcar e leite entre outras opções.

Eu adoro! Fiz muffins no aniversário do Eric e ficaram uma delícia!

O melhor de tudo é que fiquei sabendo que na verdade mirtilo é na verdade uma "super-fruta" assim como o a
çaí. Olhando na internet vi que "o mirtilo combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão."

Acabei fazendo um estoque de mirtilo no meu freezer...pra uma pessoa muito especial que talvez venha me visitar daqui uns meses!!!

Uma foto extra dos kantarellis enormes que encontramos ontem.

Kantarell e Mirtilo

Tenham uma ótima semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

AMO berries!!
Mas a minha preferida eu acho que ainda é a framboesa! E morangos jà comprei agora congelados pra fazer minha torta de aniversàrio, que è sempre de morango!
Kantarell sò comì congelado na casa da sogra.. ouvimos dizer que tinha bastante perto da casa dos meus sogros quando jà estàvamos prontos pra vir pra Lulea... peninha!
Beijo beijo!

Unknown disse...

SOU BRASILEIRA E MORO NA ITÁLIA HÁ MUITOS ANOS.
GOSTARIA DE CONHECER A SUÉCIA...
GOSTO DE MIRTILE...