Bom, sei que tem gente em muitos países que fazem isso, inclusive no Brasil, mas não conheço nenhum outro país em que tirar os sapatos antes de entrar na casa de alguém seja tão importante! (Tudo bem, eu não coheço tantos países assim!)

Na minha casa no Brasil a gente sempre fica de sapato, na rua, em casa, no hospital, na escola, onde for! Claro que esse costume aqui na Suécia também está relacionado ao clima, pois aqui neva bastante e a neve (e o sal que colocam nas calçadas e ruas pro gelo derreter) ficam pregados na sola do sapato e depois que derrete vira uma meleca! Então já imaginou passar o inverno todo lavando o chão da sua casa quase todo dia? Não faz sentido. O lema dos suecos é praticidade, portanto a saída mais lógica é tirar logo os sapatos!
Na casa de todo mundo tem logo no corredor um armário ou um cantinho para colocar os sapatos, casacos, cachecol e assim por diante. Pode ter certeza que sendo inverno ou não, se você entrar na casa de alguém e não tirar os sapatos, a pessoa não vai ficar nada feliz!
Já em hospitais, consultórios de dentista, créche e lugares desse tipo, eles colocam na entrada saquinhos azuis de plástico com elástico, pra você colocar por cima do sapato e tirar na hora que for embora. É uma coisa horrível, mas tudo pela higiene...
Mas na maioria dos lugares públicos não é preciso tirar o sapato, o que é ótimo, mas quando neva muito, fica realmente um terror! Em supermercados eles colocam tapetes bem grandes na entrada, que rapidamente ficam ensopados e mesmo assim o chão fica muito sujo. É nessas horas que eu entendo completamente o sentido dessa prática!
E é claro, tirar os sapatos nos faz pensar em muitas outras coisas, como as meias! É sempre importante lembrar que vão ver sua meia, portanto não saia com meia suja, furada, feia...hehe. O ruim de andar tanto de meia por aí é que elas acabam ficando encardidas mais rápido do que o normal, e também furadas.
O estranho também é que já ouvi falar que antigamente era considerado falta de educação andar descalço na casa dos outros. Mas parece que isso já passou...imagina o dilema no verão! Meia bege é o fim!
Portanto antes de visitarem a Suécia, já sabem: abasteça seu estoque de meias!