Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ahhh...a Itália!!!!

Faz dias que voltei da Itália mas tenho estado tão ocupada com a univesidade que mal tive tempo pra sentar na frente do meu computador e escrever contando da minha viagem...

Foram 4 dias maravilhosos, que passaram rápido demais. A Itália era tudo o que eu esperava e um pouco mais. Talvez um pouco mais fria do que eu gostaria, mas afinal de contas, nós visitamos o norte da Itália então eu talvez não deva reclamar muito.


Viajei com 9 mulheres brasileiras, então já imaginam a farra e a atenção que 10 mulheres atraíam... Logo na primeira noite quando saímos pra jantar ganhamos vinho, grapa, uvas e cogumelos deliciosos como cortesia das nossas mesas vizinhas. Ficou logo bem claro que não estávamos na Suécia, porque sinceramente...isso NUNCA aconteceria na Suécia, especialmente a atenção descarada que os italianos dão às mulheres.


Ficamos hospedadas em um hotel em Milão, mas também visitamos Veneza e Lago di Como. Então começando a contar resumidamente sobre Milão: a cidade me surpreendeu! Provavelmente porque eu tinha ouvido falar muito "mal" sobre a cidade, todo mundo dizia que é uma cidade chata pra turistas, que é a São Paulo (ou Frankfurt?! Desculpem-me os paulistanos) da Itália, onde só se vai pra fazer negócios mas não pra passear. Mas sinceramente, Milão é uma cidade linda! É limpa, muitos prédios antigos muito bem preservados, parques, cultura, lojas pra todos os gostos e ótimos restaurantes e bares. 


Pra quem quer fazer compras é um prato cheio, mas mesmo pra quem só quer caminhar e conhecer, também vale a pena. Um dos pontos altos da cidade é a Catedral Duomo de Milão, que fica ao lado de uma das galerias mais famosas da cidade, a Galleria Vittorio Emanuele II, que também merece uma visita mesmo que seja só por sua arquitetura belíssima. É em Milão também onde está pintada a "Última ceia" de Leonardo Da Vinci, mas infelizmente não pudemos vê-la já que era preciso fazer reservas com até 2 meses (!!!) de antecedência pra poder entrar no monastério onde ela foi pintada na parede...


No dia seguinte partimos cedo com o trem das 07:25 para Veneza. Uma dica é que o trem desse horário de ida e o de volta às 17:00 horas custam apenas 17 euros, trecho Milão - Veneza. Mas talvez o ideal mesmo seja ir cedo e voltar no da tarde do dia seguinte e passar a noite em Veneza pra curtir um pouco mais. Nós tínhamos a agenda cheia portanto só passamos umas 6 horas em Veneza, já que a viagem de trem demora em torno de 3 horas e meia.

Veneza é uma cidade como nenhuma outra que eu já conheci. Ao invés de ônibus as pessoas usam barcos, não se vê um pedaço de grama e árvores são raras e acho que existem pelo menos 10 vezes mais turistas do que moradores da cidade. Nós fomos no que eu imagino ser uma das baixas estações e mesmo assim, em certas partes mal se conseguia caminhar de tanta gente. Na parte bem turística da cidade parece que tudo é voltado 100% aos visitantes.


A impressão que dá é que só existem restaurantes italianos (com menus que vão do português ao japonês) e lojas de souvenirs com máscaras venezianas. Por sorte, antes do nosso dia acabar, quando alguma das meninas já estavam cansadas de andar, uma amiga quis ir comigo passear por algumas ruazinhas próximas à estação central. Foi uma caminhada de mais ou menos 1 hora, mas que aproveitei muito melhor que as anteriores. A área que conhecemos era tão linda quanto a parte turística, com a diferença que estava completamente vazia. Se via uma ou outra pessoa passando, mas a gente pode tirar fotos das pontes, casas, barcos...tudo sem um monte de cabeças na frente!


Outra dica sobre Veneza é que se você for passar poucas horas nem sempre vale a pena comprar o bilhete de barco...talvez só de ida, porque na verdade dá pra ir caminhando pra todo lado e o bilhete de barco pra 12 horas é bem salgado (16 euros). Também não passeamos de gôndola, porque custava 80 EUROS (!!!!) por pessoa, 50 minutos. Aliás, Veneza num geral é uma cidade muito, muito, muito cara! Um café "americano", como eles chamam, que é um café comum, numa cafeteria bem normalzinha (leia-se "nada de especial") me custou 4 euros. No almoço comi spaguetti com molho de tomate e manjericão e legumes grelhados, em um restaurante também bem "average", só que bem no centro de Veneza, por 18 euros. Mas tudo bem, era apenas um dia, e um dia bem especial. E se tem uma coisa boa na Itália é a comida. Não comi nada que não fosse delicioso.


No último dia fomos de trem para Lago di Como, que fica ao norte de Milão, apenas 1 hora de viagem. A passagem custou apenas 4,45 euros por trecho, num trem super moderno e confortável. A cidade é pequena e fica à beira do famoso Lago Como, é muito charmosa, com uma quantidade bem menor de turistas, preços bem mais camaradas e com muita beleza pra oferecer. O que mais valeu a pena mesmo foi um passeio de 30 minutos de barco pelo lago, por apenas 5 euros. A paisagem é de tirar o fôlego e ficou ainda mais especial com as cores do outono. Super recomendo!

Terminamos o dia de volta à Milão, com uma parada rápida na loja Solaris onde se encontra óculos das marcas mais famosas com um ótimo preço e garantia de qualidade e autenticidade. Depois fomos à um bar em Porta Ticinese, uma rua cheia de barzinhos à beira de um canal, o lugar tinha um buffet maravilhoso, música ao vivo e ótimos drinks por um preço razoável.


Pra resumir, foi uma viagem para todos os gostos! Muita coisa pra se ver, comer, beber, tirar fotos...