Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sopa pra um dia cinzento...

O outono chegou e nada melhor do que uma sopa pra um dia cinza e frio. Tenho estado ausente porque essa semana tenho duas provas, uma da faculdade, de estatística na sexta-feira! Pense numa matéria interessante...hehehe

Mas a outra prova é de francês, que comecei a estudar esse semestre e faço aula nas quartas à noite. Na verdade é um sonho que eu tenho há anos e que finalmente estou realizando. Pra essa prova eu não acho ruim ter de estudar, mas bem que podia ser semana que vem...enfim.

Então inspirada pela França, vou passar uma receita de sopa de cebola francesa, que fiz um tempo atrás e que é uma delícia!


Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 700g de cebola cortada em rodelas finas (eu usei cebola comum, cebola roxa e alho poró)
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 cubos de caldo de legumes
  • 250ml de vinho branco
  • 1 folha de louro
  • 2 ramos de tomilho
  • 1/2 baguette fatiado
  • 100g de queijo ralado
  • 1 litro de água 
  • Pimente do reino á gosto
Modo de preparo:

Refogue as cebolas fatiadas e o alho no azeite. Refogue em fogo baixo, mexendo frequentemente, até ficarem douradas. Adicione o louro, o tomilho e a farinha e cozinhe por 2 minutos. Aos poucos misture o caldo de legumes, a água e o vinho e deixe ferver. Cubra a panela e cozinhe por uns 30 minutos.
Desligue o fogo e retire a folha de louro e os ramos de tomilho.
Leve ao forno as fatias de baguette (eu coloquei um pouco de azeite por cima) até ficarem levemente torradas e retire.


Se você tiver pratos fundos de cerâmica você pode gratinar a sopa que fica ainda melhor. Divida a sopa nos pratos, coloque algumas fatias do pão por cima e o queijo por cima, leve ao forno até o queijo derreter e sirva em seguida.

Eu coloquei o pão no prato e joguei o queijo por cima e ficou uma delícia também.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dicas de caminhadas por Gotemburgo


 Esses dias o Eric pegou emprestado na biblioteca esse livro: "Göteborgarnas promenadguide" ou melhor: "O guia de caminhadas dos gotemburguenses".

O livro contém dicas de trilhas e passeios no centro da cidade ou nas redondezas. São 92 passeios, alguns mais interessantes que outros. Cada um ocupa 2 páginas, como mosta na foto abaixo:


O livro é ótimo! Conta resumidamente o que o passeio tem a oferecer, os pontos altos, como chegar lá de carro ou ônibus/bonde, se é uma caminhada mais tranquila ou mais pesada, e mostra fotos das paisagens no caminho, em diferentes estações do ano.

Tanto eu quanto o Eric adoramos fazer caminhadas, a Bella então nem se fala. Ela sempre fazendo suas "coisas de cachorra", cheirando tudo cuidadosamente, verificando os lugares novos e observando os possíveis perigos.

Semana passada fomos para uma trilha chamada "Jättegrytorna" ou traduzindo "As panelas gigantes". O passeio passa por Örgryte, um dos bairros de classe-alta de Gotemburgo, com mansões, casas e prédios antigos e lindos, bem central, próximo à parada "Korsvägen". A trilha mesmo fica bem de frente ao parque de diversões Liseberg, do outro lado da rodovia.


Não dá pra ver muito bem nessa foto, mas isso que eu estou olhando é uma das "panelas gigantes".  Esse tipo de buraco é uma depressão em uma rocha, que durante a era glacial, foram formadas por água corrente que passou ali com uma pedra grande junto à pedras menores e areia e pequenas, que giraram em torno de um vortex por um longo tempo. Meio complicado, eu sei, espero que dê pra entender.

Segundo a placa de informção do local, essa depressões em rochas foi chamada assim por no passado terem acreditado que os gigantes habitaram esses locais e usavam os buracos enormes para cozinhar sua comida... Aiai, haja imaginação!!!


Já esse fim de semana foi a vez do Eric escolher o nosso destino no guia, e fomos para um lugar chamado "Säveån", sendo "ån" rio em sueco. A maior parte da trilha beira o rio e é um passeio bem tranquilo e fácil.


O difícil foi encontrar o começo da trilha, porque o ponto de ônibus em que descemos ficava numa área industrial, num lugar bem esquisito, quase chegando na "kommun" Partille. A sinalização poderia ser melhor, mas enfim. O passeio valeu a pena e acho que todos curtimos bastante, a Bella com certeza adorou.


No próximo fim de semana é a minha vez de escolher o nosso passeio, quem sabe em alguma das ilhas ao redor de Gotemburgo?


domingo, 25 de setembro de 2011

Um pouco de feijão com arroz

Entre os brasileiros que moram no exterior ou que passam bastante tempo, um dos comentários (e/ou reclamação) mais comuns é sobre a comida.
Muita gente acha estranho se comer tanta batata na Suécia, mas o contrário também acontece. Todo estrangeiro que eu conheço que já visitou o Brasil comenta que acha curioso os brasileiros comerem arroz com feijão todo santo dia, que até que é gostoso, mas que depois de alguns dias fica meio "cansativo". 

Eu não acho que sueco come tanta batata assim...E sinceramente eu não vejo nada de errado na culinária sueca, mas essa é minha opinião.


Enfim, de vez em quando é bom poder "matar a saudade" e comer a comida que se come no Brasil. Essa semana fui no restaurante brasileiro, chamado Ipanema, aqui em Gotemburgo e comi arroz, feijão, farofa com ovo, vinagrete...e de sobremesa pudim! Uma delícia. Pra ser bem sincera eu não fui lá por causa da comida, e sim porque uma das minha melhores amigas é a cozinheira e eu estava com mais saudades dela do que da comida brasileira! hahaha


Mas pra quem estiver por aqui e quiser sentir um pouquinho do gostinho do Brasil, eu super recomendo o restaurante!

Todas as sextas de noite tem música brasileira, mas ainda não fui lá conhecer.

O restaurante fica na rua Bangatan 8, em Majorna. A parada de bonde mais próxima é "Stigbergstorget", bondes 3,9 e 11. E o site do restaurante é www.restaurangipanema.se



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma moda sem valor

Estátuas de bronze são bem populares, o único problema é que ultimamente elas acabaram se tornando alvo de ladrões que as roubam pra derreter e vender o bronze.

Uma das vítimas é a estátua de bronze de um veado, que fica num parque no centro de Gotemburgo - Kungsparken ("o parque do Rei") - doada pelo escultor Arvid Knöppel em 1953 para a cidade. A estátua é linda, muito bem feita e tem um pouco mais de um metro de altura. Por estar na cidade há tantos anos é também muito conhecida pelos moradores de Gotemburgo.

Em 2009 ela foi roubada e se tornou notícia em jornais, meses depois foi encontrada num bairro distante abandonada. Ela voltou pro seu local oficial e parecia em paz.

Mas alguns meses atrás, ela havia sumido novamente, deixando pra trás apenas uma das patas traseiras ainda presa no suporte. Quando vi fiquei super e decepcionada...como alguém pode fazer uma coisa tão mesquinha dessas? Logo depois vi no jornal a foto do "pézinho" e a notícia de que ela havia sumido.

Eis que pra minha surpresa durante um passeio pelo parque semana passada, eu vejo que ela está de volta!!! Até achei que talvez fosse um nova, mas vi que o pé estava colado e que a "cicatriz" era visível.


Espero que deixem em paz de vez esse animal de quase 60 anos e que essa mania saia de moda!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mais coisas de sueco!

Esse domingo Eric e eu fomos caminhar com a Bella por áreas mais calmas da cidade... Como já tinhamos andado quase 2 horas e estávamos ficando com fome, resolvemos ir até o ponto de bonde mais próximo pra chegar em casa mais rápido...


Eis que eu me deparo com essa vista:

várias pessoas que estavam no ponto estavam usando esse saco azul em cima dos sapatos...primeiro eu vi só uma pessoa e achei que era um doido que saiu do hospital e esqueceu de tirar esse negócio horrível (muitos hospitais, consultório de dentista e escolas pedem para que os visitantes usem esse protetor pra não sujar o piso do local...). Mas depois vi que tinha gente dos dois lados do ponto usando isso e vi que não podia ser coincidência...


Chegando no ponto pra verificar quanto tempo iria demorar pro bonde chegar, vejo esse aviso com um cestinha colada na parede do ponto:


Traduzindo o aviso diz: "Para o conforto de todos, por favor use o protetor de sapato no ponto de ônibus"!!! Eu mereço? Eu caí na gargalhada e o Eric veio ver porque ele não acreditava e ainda tirou foto... Seria isso uma piada? Ou será porque estávamos num bairro de gente rica (e talvez frescas?)...Alguém me diz que idéia de girico é essa... A gente riu muito...o pior era que tinha muita gente usando! Só na Suécia meeeesmo....

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caça aos alces

Eu adoro a chegada de uma nova estação, apesar da primavera ser minha preferida, o outono não fica muito atrás. Infelizmente essa época não é só as folhas que mudam de cor e caem ou as frutas que apodrecem lentamente... É também a época da oficial caça aos alces, que começa no outono e vai até o inverno. 


Tudo é muito suecamente organizado e controlado. Cada região da Suécia parece ter uma data específica para começar e terminar, regiões certas pra caça ocorrer e o número exato de alces que podem ser mortos, assim como o tamanho, idade e sexo do pobre animal á ser abatido.


Pra alegria dos caçadores sanguinários, é tudo muito legalizado e mais ou menos aceito pela sociedade. Tudo isso porque o governo considera a caça como uma forma de manter o número de alces estável e dessa forma diminuir a ocorrência de acidentes provocados por alces nas estradas, ferrovias e etc.

Se isso está certo ou não, bom, cabe á cada um julgar. Por um lado acho que pelo menos os alces tiveram a chance de viver na natureza e ter uma vida "normal", enquanto tantos outros milhoes de animais vivem uma vida artificial aprisionados. Mas enfim, de volta aos reis da floresta sueca...

Se os alces estão andando pelas rodovias então deveriam melhorar a proteção entre a estrada e a floresta. E se eles estão vindo pra onde as pessoas moram, talvez seja porque nós invadimos o lar deles primeiro. E se for pela população crescer demais, eu penso: e nós? Também existe um extremo crescimento na população de humanos... mas é claro que diminuí-la à tiros seria errado, mas matar alces na floresta e pindurar a cabeça deles na parede é o comportamento mais natural do mundo...




Nesse domingo um caçador matou um alce de 280kg, até aí nada de "mais" pro noticiário sueco, mas o alce era albino, algo muito raro na Suécia. Li no jornal Göteborg Posten que talvez existam apenas 10 alces brancos no país inteiro. Agora me diz como que alguém pode matar um animal lindo desses e ainda por cima posar na foto orgulhoso? Tem certas horas que eu perco totalmente minha fé pela humanidade...



 E para finalizar o post... Uma música sueca conhecida sobre a revolta dos alces:
 "Älgarna demonstrerar" significa: "Os alces estão protestando"



 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filme sueco: "Kronjuvelerna"

 Recentemente assisti no cinema um ótimo filme sueco, bom, pelo menos eu achei. "Kronjuvelerna" significa "As jóias da coroas", o filme conta a história de Fragância (Alicia Vikander), uma menina que é presa suspeita de ter assassinado o filho do homem mais rico da cidade, Richard Persson, interpretado pelo ator Bill Skarsgård.

Já escrevi sobre Bill Skarsgård aqui antes, no post sobre o filme "I rymden finns inga känslor": http://mundodalua88.blogspot.com/2010/09/dica-de-filme-i-rymden-finns-inga.html. Inclusive a carreira dele parece cada vez mais promissora, no último ano já vi uns 3 filmes ótimos com ele.

 De volta á história, Fragância é interrogada e diz que é preciso contar a história da vida dela pra que o investigador entenda o que aconteceu. Ela nasceu no mesmo dia que Richard, e a vida deles sempre se cruzaram, apesar de não serem amigos.
 A história é bem diferente e interessante. O estilo do filme lembra muito o filme. "Peixe grande" de Tim Burton. Misturando coisas do dia-a-dia com fantasias e absurdos, mas ainda dentro da realidade de certa forma.

O filme foi filmado na Suécia e nos Estados Unidos, mas a maior parte na Lituânia. O que é uma das coisas que faz o filme mais instigante, pois pra quem conhece a Suécia percebe que o filme não se passa em nenhum lugar familiar. E ao mesmo tempo parece que a história se passa em outra época, com muitos elementos "antigos", mas ao mesmo tempo em vários momentos fica claro que estamos no século 21. Isso pra mim foi um detalhe que fez gostar ainda mais do filme, já que nunca vi fazerem isso antes.

Infelizmente não sei dizer se o filme será lançado no Brasil, mas pra quem quiser ver o trailer em sueco (sem legendas), aqui vai o vídeo:


Ps.: Estou de volta!