Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O sistema de educação sueco

A escola sueca parece bem esquisita pra quem vem de outro país, como eu. Vou tentar resumir o que eu sei...

Pra começar, o ano letivo é o contrário do nosso, por conta das estações do ano. As aulas começam no fim de agosto, começo de setembro (outono). E eles entram de férias pouco antes do natal e as aulas voltam no começo de janeiro, e só terminam no começo de junho. O que faz sentido, afinal eles querem ter o verão livre pra viajar e aproveitar, já no inverno não vale muito a pena ter férias longas.

As crianças suecas só começam mesmo no que eles chamam de "escola" quando têm 7 anos. E mesmo assim eles só recebem notas pelas aulas quando estão na 8a série aos 14 anos. Aos 16 anos eles entram no ginásio, que são os últimos 3 anos, equivalente ao nosso ensino médio. Mas o ginásio funciona meio como a universidade, os alunos escolhem o "caminho" que querem seguir, e têm aulas nas matérias escolhidas pelo programa e também cursos extras que o aluno queira, exceto algumas matérias obrigatórias para todos os cursos, como sueco, inglês, matemática, educação física... São cursos profissionalizantes, que preparam o aluno para o mercado de trabalho, mas que não tem o mesmo peso de uma faculdade.
Na escola também desde de crianças, TODOS têm aulas sobre culinária, corte e costura, como cuidar da casa e etc. Tanto meninos como meninas...afinal muitos suecos costumam sair de casa antes dos 20 anos. Eles também têm aulas de inglês desde pequenos e mais uma língua de escolha, que pode ser alemão, francês, espanhol ou muitas outras...

Muitos suecos vão também para o chamado "komvux" que é a escola de adultos, e onde eu estudei sueco. Isso porque às vezes eles tiveram notas baixas (durante o ginásio) em alguma matéria importante para serem aceitos na universidade ou porque não estudaram uma matéria obrigatória para um curso que eles queiram.

Todos os imigrantes com visto de residência e número de identidade têm direito à ir nessa escola estudar sueco de graça. O curso é divido em 2 partes. A primeira parte é o chamado "SFI", sueco para imigrantes. Esse é dividido em 4 partes, A, B, C e D. O "SFI A" é somente para quem não é familiarizado com o alfabeto ocidental (o nosso ABC). Já o B é para iniciantes e assim por diante. A segunda parte é chamada de "SAS" que significa "Sueco como segunda língua", e é dividido em 3 partes: grund, A e B. Essa parte já é mais avançada, onde os alunos passam a ler livros em sueco, a gramática é mais importante e tudo se complica. No SAS A e B os alunos estrangeiros geralmente estudam com alunos suecos que estão fazendo Sueco A e B. É quando começamos a estudar literatura em sueco, ler mais livros e é preciso ter um sueco mais avançado e limpo ainda. É importante lembrar que pra um imigrante entrar na universidade sueca (com cursos dados em sueco, obviamente) é necessário ter completado todos esses cursos mencionados acima, o que pode levar 3 anos e meio, ou menos, dependendo da escola e do aluno. Existe até mesmo cursos intensivos que duram 1 ano.

(Para cursos de mestrado na universidade não é necessário saber sueco se o curso for dado em inglês, mas nesse caso é necessário um diploma de um certo nível em inglês, é claro).

Já a universidade também é bem diferente. Não tem nada de vestibular, apesar que existe uma prova chamada "högskolesprovet", que funciona mais ou menos como o Enem brasileiro. Não é obrigatório fazer, mas pode te ajudar a entrar. A prova é bem difícil e com o tempo super corrido, e eu mesma fiz esse ano... A prova incluia matemática, lógica, inglês e sueco. Não foi nada fácil, ainda por cima porque os textos em sueco eram textos científicos, com linguagem muito mais complicada do que o normal. Normalmente eu teria ficado bem triste com a minha "performance", mas vi que não estive sozinha no grupo com dificuldade...e fiquei sabendo de muitos suecos que tiraram a mesma nota que eu ou até mais baixa...então tudo bem! hehe

A universidade é "dividida" em duas partes: programas e cursos. Os programas funcionam como as faculdades no Brasil, as matérias necessárias são reunidas e o programa dura de 3 a 5 anos. Já os cursos são matérias separadas, que fazem possível que o aluno "monte" sua própria faculdade, estudando os cursos que lhe são interessantes. Os cursos podem ser de 6 meses, 1 ano ou 1 ano e meio. Dependendo da carga horária, é possível fazer um programa e um curso ao mesmo tempo.

(Então quando eu escrever "curso" leia-se curso e/ou programa).

Pra entrar na universidade é necessário se inscrever no site sueco studera.nu que vale pra Suécia inteira. Todos os anos as inscrições para os cursos (e programas) de outono vão até dia 15 de abril e para os cursos de primavera vão até dia 15 de outubro. Nesse site você pode escolher até 20 cursos (e/ou programas) diferentes, em qualquer universidade de qualquer cidade sueca. Depois você precisa fazer uma lista de prioridades, o curso que você quer mais entrar em primeiro lugar e assim por diante. Cada curso tem uma lista específica do que você precisa pra ser aceito, por exemplo, para estudar Nutrição é necessário ter diploma (do ginásio ou komvux) em sueco, estudos sociais, matemática, biologia, física e química.

As notas e méritos em outras matérias (entre outras coisas) são avaliadas pelo VHS (digamos assim, algo como o ministro de educação sueco...) e eles que decidem quem tem mais pontos necessários para serem aceitos em cada curso e a decisão chega mais ou menos 2 meses antes do início do curso.

Dois pontos interessantes também: os alunos de filhos estrangeiros têm direito por lei, a terem aulas da sua língua materna na escola desde de pequenos. E os alunos recebem uma contribuição do governo por irem à escola durante o ginásio e eles recebem uma média de 1050 coroas, equivalente à 230 reais por mês.

E como os suecos costumam mudar de casa depois que terminam a escola, eles precisam se manter por conta própria, portanto quando eles estudam tanto no Komvux quanto na universidade, eles recebem dinheiro do governo. Eles recebem uma média de 8 mil coroas por mês (algo como 1,8 mil reais), sendo 30% desse dinheiro dado e os outros 70% empréstimo que será pago quando a pessoa se formar. Mas pra receber essa ajuda é necessário estudar em tempo integral, do contrário a pessoa receberá menos. E isso acontece porque como eles estudam eles não têm tempo para trabalhar... (Já imigrantes precisam morar na Suécia há 2 anos e ter visto permanente para poder receber essa contribuição).

Quase esqueço de contar sobre as notas: no sistema educacional sueco existem (normalmente) 4 notas. IG (não passou), G (passou), VG (passou bem) e MVG (passou muito bem). Algumas escolas não usam essa última nota, MVG.

E por último, a educação na Suécia é de graça. Existem as escolas do governo (que são geralmente as melhores) e as chamadas "escolas livres" que são de uma certa forma, privadas. Isso porque são escolas que não são controladas pelo governo, são de empresas privadas, mas quem paga a escola é o governo e não os alunos. (Vai entender...) A mesma coisa funciona nas universidades, algumas são também de empresas privadas e da mesma forma como nas escolas, os alunos não precisam pagar.

Existem também algumas escolas pequenas que são privadas e que são pagas. (Assim como escolas de inglês no Brasil). Mas é de escolha livre e geralmente eles têm cursos extras curriculares e também servem para pessoas que não têm visto, por exemplo alguém que vem pra cá com visto de turista e quer estudar sueco, inglês ou o que for, durante 1 mês (ou mais), pode fazer cursos numa escola como essa.

O texto ficou gigante...e olha que existe muito mais coisa pra contar e explicar! Talvez eu tenha cometido erros, e se sim, eu venho aqui consertar! :)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Praga - o tesouro da Europa do Leste

Em abril quando "explodiu" a crise do vulcão islândes e tudo mais que vocês já ouviram falar, Eric e eu encontramos na ryanair passagens por preços absurdos, de tão baratos! Não deu outra: no mesmo dia compramos nossas passagens para irmos à Praga passar uma semana em junho, com conexão em Frankfurt. O preço? Ida e volta (contando as duas cidades, parando 2 dias na volta em Frankfurt) por uma média de 450 coroas suecas = 100 reais por pessoa! Dá pra acreditar? Com esse dinheiro eu não compro nem a passagem de trem ida e volta pra Estocolmo...

Eu não sabia muito bem o que esperar de Praga...mas fui surpreendida, de forma positiva, muito positiva! Simplesmente me apaixonei pela cidade, e quero muito voltar, muitas vezes! A cidade é muito mais limpa do que eu imaginava, apesar do ar ser bem poluído. A outra reclamação seria o número de carros no centro da cidade e o excesso de turistas...é turista do mundo inteiro que não acaba mais! Mas nada disso consegue ofuscar o brilho da capital tcheca... Praga vai além de tudo isso. Tem um pouco conto-de-fadas, prédios antigos, prédios modernos, bairros românticos e bairros bem a lá "união-soviética"...

O ápice de turistas fica na famosa ponte "Charles Bridge", cheia de esculturas católicas e com uma bela vista da cidade. É também a ponte que liga o castelo de Praga e o bairro antigo chamado de "Old town" as duas partes principais (para os turistas) da cidade. A ponte está sempre com muita gente, se você quiser tirar uma foto dela vazia vai precisar ir lá de madrugada e ter ainda assim muita sorte! Eric e eu fomos lá um dia depois da meia-noite pra ver como estaria e mesmo assim tinha muita gente! E olha que a alta estação é julho/agosto!

A nossa sorte foi o Eric ter uma amiga tcheca, que nos mostrou os lados mais calmos de Praga, que também fazem parte da parte turística da cidade. Um desses lugares foi o muro de John Lennon, um muro que começou a ser pixado depois da morte de John Lennon em 1980, preenchido com figuras do cantor e de letras de músicas dos Beatles. O muro foi também usado como forma de expressão contra o governo tcheco. O muro já foi pintado várias vezes e as figuras sempre mudam... É cheio de mensagens de paz e amor, muito interessante. E bem atrás do muro fica uma das árvores mais antigas da cidade...


E além de toda a beleza... os preços de Praga são um capítulo à parte. A moeda deles continua sendo a coroa tcheca. Tudo é muito barato, principalmente pra quem está acostumado aos preços suecos. A maioria das coisas custam 1/2 ou até mesmo 1/3 das coisas em Gotemburgo, por exemplo. Mesmo em restaurantes centrais você almoça tranquilamente com 9 euros (20 reais), com direito à sobremesa e bebida. A cerveja tcheca é conhecida mundialmente, e o povo tcheco tem muito orgulho disso, e eu concordo, apesar de estar longe de entender qualquer coisa sobre cerveja... O estranho é que em alguns lugares a água custa mais do que cerveja...


Enfim, tem como não amar essa cidade?

Um belo ano!

No domingo passado, dia 20 de junho, nossa querida Bellinha completou 1 ano de vida! O tempo passa tão rápido...ainda me lembro do dia em que fomos buscá-la, aquela bola de pêlo correndo, a única dos filhotes que tinha nariz cor de rosa. Sempre super fofa e meiga, nunca agressiva... O melhor ursinho de pelúcia, ops, cachorro do mundo!

Mesmo ela não sendo mais tão pequena muitas pessoas param pra perguntar que raça que ela é, perguntam o nome dela, falam que ela tem uma cor linda... hehehe, eu sei, eu sou uma mãe muito coruja! Mas tem como negar?

Fico feliz que ela faça as pessoas sorrirem na rua... Eu gosto de pensar que a Bella pode fazer o dia dos outros melhor, assim como ela faz pro Eric e pra mim!

Göteborgshjulet 2

Eric fez questão que eu colocasse aqui as fotos que ELE tirou da roda-gigante de Gotemburgo, assim como uma foto da vista lá de cima. Aqui vão elas:

Ps.: Gostaram do novo layout do blog? :)

sábado, 5 de junho de 2010

Göteborgshjulet

Lembram desse post do ano passado? Pois então, a roda gigante de 60 metros de diâmetro finalmente chegou à Gotemburgo! (Ela foi inaugurada dia 22 de maio desse ano).

A roda demorou tanto pra ser construída porque como tudo na Suécia, é preciso de autorização pra isso e aquilo, depois vem alguém reclamar que vai atrapalhar a visão do seu apartamento e coisas assim...por isso o projeto teve que ser modificado, antes a roda ficaria assim:

Mas ao invés de ser vista assim de uma das avenidas principais da cidade, foi decidido que a roda-gigante ficaria pararela à rua, ou seja, ela ficou assim:

Ontem meu sogro convidou oEric e eu para irmos com ele e com a Gun (namorada dele) para passearmos na tal roda. E foi bem legal, melhor do que eu esperava! A vista vale a pena, e o passeio é longo o suficiente. A cabine é toda de vidro e é possível ver 360 graus. Recomendo!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

É verão!

Olá!!! Justificando meu sumiço! As últimas semanas foram de muitas provas e trabalhos para serem entregues, sendo assim fiquei mais enrolada do que nunca...mas o importante é que estou de volta! E melhor ainda, que o verão chegou!

Hoje Eric, Bella e eu vamos à um parque no centro, sentar na grama na beira do canal e ler livro. Assim que eu voltar vou escrever bastante, ok?