Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dica de livro: Nattfåk

Ando mais sumida do que o normal porque faltam menos de duas semanas para minhas aulas acabarem, e com isso vem provas, livros para serem lidos e trabalhos para serem entregues.
Fico cansada só de pensar nisso...

Esse fim de semana fiquei muito feliz e orgulhosa pois li um livro em sueco de quase 400 páginas em 3 dias! O livro, por sinal, é muito bom e prende bastante a gente!

Procurei na internet se existe o título em português, mas pelo visto ainda não. Estranho, porque na capa diz que o livro seria lançado no Brasil, entre outros países. Talvez esteja por vir...
Enfim, o livro, em sueco, se chama "Nattfåk" e foi escrito por Johan Theorin, que por sinal é de Gotemburgo. "Natt" significa noite e "fåk" é uma tempestade de vento, neve e areia típica da ilha sueca Öland. Já o título em inglês é "The darkest room" que significa "O quarto mais escuro". E esse título já dá margem pra trama misteriosa do livro, que mistura drama policial com histórias de terror.


A história principal é sobre uma família de Estocolmo que se muda para uma casa antiga na ilha de Öland, no sul da Suécia. Depois de uma pessoa da família morrer misteriosamente, coisas estranhas começam a acontecer na vida dessa família!

Não se assustem, o livro não é tão amedrontador assim! Apesar dessa minha descrição meio "filme de terror" o livro é bem sensato e não exagera nas cenas de suspense. Apesar que se fizerem um filme vai ser bem emocionante...

Fica a dica pra quem estiver procurando um bom livro para ler! Espero que chegue no Brasil logo!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Começando bem o dia!

Nada melhor para começar o dia com um smoothie no café-da-manhã, que além de delicio é rico em vitaminas!

É muito simples: (Aprendi lendo a embalagem de leite da Arla!)

Para uma pessoa:
-100 ml (1dl) de suco de laranja (eu uso de caixinha, não tenho outra opção!)
-100 ml (1dl) de iogurte de baunilha
-100 ml (1dl) de blueberry (mirtilo)
- 1/2 banana

Bate tudo no liquidificador e pronto!


Muito, muito, muito bom! Pra quem não achar mirtilo, imagino que a receita fique igualmente gostosa com amoras ou mesmo morango...

sábado, 8 de maio de 2010

Continuando o sábado

Depois de visitar a fazenda Arla, como contei no post anterior, fomos à um mercado de pulgas, algo que faz muito sucesso na Suécia. Eu não imaginava encontrar nada de interessante e fiquei andando olhando aquele monte de coisa dos anos 80...
Mas então cheguei na seção de livros e pra minha surpresa, vários livros eram atuais. E ainda por cima, eles estavam à venda 3 por 10 coroas!! Sabe quanto é isso? Algo como 2,50 reais! Ou seja, menos de UM real por cada livro, que numa livraria custa pelo menos 80 coroas (20 reais), não que isso seja caro, mas comparando com esses...
Selecionei 6 livros em sueco que me pareciam interessantes e se eu não gostar, só gastei 5 reais mesmo! De qualquer forma fiquei muito feliz com o meu "achado"!

Mari, você que lê bastante, já leu esses? Comprei o do Jan Guilou por sua causa!

Infelizmente como tenho dois livros pra ler pra escola esse mês, um em sueco e outro em inglês, ainda não vou começar com nenhum desses novos. Mas deixa as férias chegarem!

Depois do brechó fomos almoçar num restaurante indiano, Bombay Palace, que já entrou na minha lista dos favoritos, a comida apesar de um pouco cara, é extremamente deliciosa, vale cada öre (o centavo sueco)! A melhor comida indiana que eu já comi!


Mais tarde quando voltamos pra casa minha sogra veio nos visitar com o namorado dela e jogamos "Ticket to ride Europe" que é um jogo de tabuleiro muito divertido, onde cada participante constrói linhas de trem entre cidades européias... Compramos esse jogo recentemente e temos jogado bastante! Eu já tinha esquecido como esses jogos são divertidos! Na verdade é uma maneira de interagir com amigos muito melhor que assistir filme, não é? Recomendo para todos!


Tenham um ótimo fim de semana!

Celebrando a primavera com as vacas!

Peço desculpas pelo meu sumiço, mas peguei a pior gripe da minha vida, e estava sem nenhuma vontade de escrever... Bom, ainda estou bem gripada, só que mais animada!


Hoje passei o dia fora, minha mãe (bom, meu pai também!) ía me matar se estivesse aqui e soubesse que fiquei um tempão do lado de fora no frio e na chuva, com o nariz escorrendo e dor de garganta! haha... Mas eu estava bem agasalhada e com guarda-chuva, ok? E também foi por um bom motivo...Apesar de hoje não ter sido um dia lá muito bonito, foi bem divertido, e Eric e eu queríamos assistir o famoso "ko betessläpp" de uma das fazendas da Arla! Hãnh? Não entenderam? Eu explico do começo...

Na Suécia tudo o que é "ecológico", ou seja, produtos que não maltratam a natureza durante sua fabricação, é muito bem visto, portanto marcas como a Arla, uma marca de laticínios sueca, faz questão de manter uma boa imagem e produzir leite, manteiga, iogurte e outros ecológicos. (Claro que nem todos os produtos levam o selo de ecológico).

E no quesito "leite ecológico" se considera que as vacas que produzem o leite vendido, sejam de vacas que são criadas em fazenda e livres, ou seja, não ficam a vida inteira confinadas num cubículo escuro e fedido. Afinal, todos temos a necessidade de respirar ar puro e poder caminhar livremente! Claro que com o inverno sueco não é possível que elas fiquem lá do lado de fora congelando todo o leite...então elas ficam nos estábulos todo o inverno...Mas quando a primavera chega, não são só as pessoas que ficam felizes, as vacas também são "libertadas" e podem correr e saborear a nova estação...mas elas ficam TÃO felizes que se tornou um evento na Suécia inteira assisti-las saindo do estábulo. E é isso que significa "ko betessläpp" e o que o Eric, meu sogro, a namorada dele, minha cunhada e eu fomos assistir essa manhã!
Pra começar eu não imaginava que teriam 4 mil pessoas no local! Todos tinham direito também a tomar leite (ecológico, lógico!) e um bolinho de canela...uma delícia!E quando finalmente as vacas foram soltas, foi bem divertido! Elas saem pulando e correndo, parecem crianças gritando "êÊêÊ!!! Finalmente!!!"

A idéia é trazer as pessoas mais próximas à natureza e também compartilhar esse momento tão interessante e especial!

Fiz alguns vídeos e vou colocar aqui o mais curto pra dar uma idéia:



Achei no youtube essa propaganda do evento: http://www.youtube.com/watch?v=VWeb-4W7d7M&feature=related

Saí de lá pensando: "Como que alguém que vem aqui assistir isso tem coragem de chegar em casa e ir comer carne???"

...

Depois fomos almoçar num restaurante indiano, onde as vaquinhas são sagradas!!! Eu espero pelo dia em que comer carne seja tão errado quanto comprar casacos de pele! (hohoho)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Transformação!

Eu não imaginava que seria tão difícil achar uma foto minha atual, de perto, colorida e em que eu tivesse de cabelo solto e sem boina ou gorro, mas sim, foi bem difícil...Tudo porque eu quero mostrar um antes e um depois, já que hoje fiz uma mudança bem grande: cortei meu cabelo curto!!!


Meu cabelo estava gigante, na cintura, com pontas duplas e bem acabadinho...

Fui no salão da tia do Eric e depois dela cortar, cortar, repicar, repicar, o resultado foi esse:

Amei!!! Estou super feliz, me sentindo leve como uma pena! Nada como mudar o corte de cabelo! Engraçado como algo tão simples possa fazer uma diferença tão grande!

O que acharam?

domingo, 2 de maio de 2010

30 de abril

O fim de semana foi bem corrido, ou melhor, ocupado!
Passei a manhã na escola e de tarde fomos à Hindås visitar os avós do Eric. Mas nessa sexta, 30 de abril, aqui na Suécia tem vários "acontecimentos" pra um único dia. Bom, pelo menos pro Eric e pra mim.

No dia 30 de abril se comemora Valborg, que resumindo bastante é uma comemoração muito antiga do norte da Europa em que se celebra a chegada da primavera e se queima uma fogueira para espantar os maus espíritos.

Ano passado até fomos ver essa tal fogueira, mas nem foi tão emocionante assim, e na verdade é só mais uma desculpa pros suecos beberem bastante!Mas nesse mesmo dia também é aniversário do Carl XVI Gustaf, também conhecido como rei da Suécia! E para minha surpresa ele tem apenas 64 anos...(mas ele parece mais velho! Pelo menos eu acho!haha)

E na família do Eric também é o aniversário do primo mais novo, Olle que eu acho que fez 4 anos.

E do avô materno dele, Roland, que fez 82 anos. O vovô mais fofo do mundo. (E foi o que comemoramos nessa sexta).

Nem acredito que já estamos em maio...como o tempo passa rápido!!!